08 novembro, 2016

Saiba como lucrar indulgências plenárias no cotidiano



Aqui no Sim, sou Católico, já tratamos algumas vezes sobre o tema das indulgências. De modo particular, publicamos até uma lista com as 10 maneiras de lucrar indulgências parciais que você provavelmente não sabia. Também foi publicado um texto explicando o que são as indulgências para ajudar aos fiéis que não compreendiam bem o que isso significa.



Nesta publicação sobre o tema das indulgências, vamos responder à pergunta que nos foi feita sobre ser possível ou não lucrar indulgências plenárias cotidianamente.

Diante da pergunta proposta, a resposta é: sim, é possível. Entretanto, é necessário destacar que, embora exista a concessão para que isso aconteça, o fiel só pode lucrar uma indulgência plenária a cada dia. Isso é descrito no parágrafo 1 do número 21 das normas sobre as indulgências. Você pode conferir a norma acessando o link abaixo.


Agora que você já sabe que é possível ganhar indulgência plenária no cotidiano e também já compreende que não se pode lucrar mais de uma vez a cada dia, deve estar querendo saber como e o que fazer, certo?

A Igreja dá apenas quatro concessões para que o fiel possa ganhar indulgências plenárias em qualquer data do ano. Obviamente, para recebê-las, é preciso ser batizado, não estar excomungado e estar em estado de graça. É possível lucrá-las praticando as ações descritas abaixo:

1 - Adoração ao Santíssimo durante, pelo menos, meia hora (3);

2 - Recitação do terço em uma igreja ou oratório, ou em família ou em uma comunidade religiosa, ou em uma associação piedosa (48);

3 - Leitura da Sagrada Escritura, como leitura espiritual, durante, pelo menos, meia hora (50);

4 - Exercício da via-sacra, perante as estações legitimamente erigidas (63)

Na lista acima, os números entre parenteses são as indicações de onde estas concessões podem ser encontradas no Enchiridion Indulgentiarum.

Gostou da publicação? Em breve traremos uma no postagem falando sobre as indulgências plenárias que podem ser lucradas em datas específicas.


Recomendado para você


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário