01 março, 2016

10 maneiras de lucrar indulgências parciais que você provavelmente não sabia


Foto: Afresco Disputa del Sacramento - Raffaello Sanzio, 1509
Foto: Afresco Disputa del Sacramento - Raffaello Sanzio, 1509
Já publicamos aqui no Sim, sou Católico dois textos sobre o tema indulgência. De modo específico, nós falamos sobre como obter lucrar indulgências plenárias no cotidiano e também explicamos o que é a indulgência. Nesta nova publicação sobre este assunto, trazemos uma lista com dez maneiras possíveis de se lucrar indulgência parcial, segundo as concessões do Enchiridion Indulgentiarum.



Entretanto, se você ainda não sabe bem o que é indulgência, recomendamos que leia um texto que fala sobre o assunto: O que são indulgências?

Antes da lista, é importante saber que, diferentemente da indulgência plenária, o fiel pode receber a parcial mais de uma vez durante o mesmo dia. Também é justo destacar que, como afirma o Código de Direito Canônico, a pessoa deve ter pelo menos a intenção de receber as indulgências e cumprir “os atos prescritos, no tempo estabelecido e no modo devido, segundo o teor da concessão” (cf. cân. 996, §2).

Vamos à lista


1 - Recitação do credo apostólico ou do niceno-constantinopolitano (16);

2 - Ensino ou aprendizado da doutrina cristã (20);

3 - Renovação das promessas do batismo, fora da vigília pascal ou do dia do aniversário do próprio batismo (70);

4 - Participação em retiro mensal (45);

5 - Leitura da Sagrada Escritura, como leitura espiritual, durante menos de meia hora (50);

6 - Recitação da Salve, Rainha (51);

7 - Ao fiel que faça devotamente o sinal da cruz, proferindo as palavras costumeiras: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém” (55);

8 - Recitação do Tantum ergo (Tão sublime sacramento), com a antífona e oração correspondentes, exceto na quinta-feira santa e na celebração litúrgica solene de Corpus Christi (59);

9 - Recitação da oração Anima Christi (Alma de Cristo) (10);

10 - Recitar, piedosamente, o Angelus ou Regina Coeli, de acordo com o tempo litúrgico: durante o ano, Angelus; durante o tempo pascal, Regina Coeli (9).
Os números entre parênteses são referentes ao tópico no Enchiridion Indulgentiarum.

Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário