04 julho, 2016

Oração de Santo Tomás de Aquino para antes da Missa



Em alguns lugares, rezar antes da Santa Missa começar está se tornando algo raro. Geralmente as pessoas chegam em cima da hora do início da celebração ou, às vezes, há tanta conversa no templo que o barulho no local não propicia aquele momento de oração e os fiéis acabam por ficar dispersos. Isso não deveria ocorrer, pois a Missa não é simplesmente uma oração devocional, ou uma celebração a mais da Igreja: ela é a principal oração e celebração da Igreja Católica.




Aqui no Sim, sou Católico, já foi publicada uma oração para se rezar após a Comunhão ou após a Missa. Para complementar essa publicação, agora terá o leitor terá uma oração de Santo Tomás de Aquino para rezar antes do início da Missa e assim poder participar dela com maior disposição e fervor.

Não é uma regra, mas é recomendável que o fiel chegue na Igreja com alguma antecedência e busque silenciar a alma em preparação para o momento mais sublime: receber o Corpo de Cristo.

Oração de Santo Tomás de Aquino para antes da Missa


Deus eterno e todo-poderoso, eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra. Imploro, pois, a abundância da vossa liberalidade, para que Vos digneis curar a minha fraqueza, lavar as minhas manchas, iluminar a minha cegueira, enriquecer a minha pobreza, vestir a minha nudez. Que eu receba o Pão dos Anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com o respeito e a humildade, a contrição e a devoção, a pureza e a fé, o propósito e a intenção que convêm à salvação da minha alma.
Dai-me que receba não só o sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, mas também o seu efeito e a sua força. Ó Deus de mansidão, fazei-me acolher com tais disposições o Corpo que o vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, recebeu da Virgem Maria, que seja incorporado ao seu Corpo Místico e contado entre os seus membros. Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora o vosso Filho sob o véu do sacramento, possa na eternidade contemplá-la face a face. Vós, que viveis e reinais na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Em latim


Omnipotens sempiterne Deus, ecce accedo ad sacramentum unigeniti Filii tui, Domini nostri, Iesu Christi; accedo tamquam infirmus ad medicum vitae, immundus ad fontem misericordiae, caecus ad lumen claritatis aeternae, pauper et egenus ad Dominum caeli et terrae. Rogo ergo immensae largitatis tuae abundantiam, quatenus meam curare digneris infirmitatem, lavare foeditatem, illuminare caecitatem, ditare paupertatem, vestire nuditatem; ut panem Angelorum, Regem regum et Dominum dominantium, tanta suscipiam reverentia et humilitate, tanta contritione et devotione, tanta puritate et fide, tali proposito et intentione, sicut expedit saluti animae meae.
Da mihi, quaeso, Dominici Corporis et Sanguinis non solum suscipere sacramentum, sed etiam rem et virtutem sacramenti. O mitissime Deus, da mihi Corpus unigeniti Filii tui, Domini nostri, Iesu Christi, quod traxit de Virgine Maria, sic suscipere, ut corpori suo mystico merear incorporari, et inter eius membra connumerari. O amantissime Pater, concede mihi dilectum Filium tuum, quem nunc velatum in via suscipere propono, revelata tandem facie perpetuo contemplari: Qui tecum vivit et regnat in unitate Spiritus Sancti, Deus, per omnia saecula saeculorum. Amen.





Compartilhe:

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado por ter lido e por ter gostado da publicação, Daniel da Silva. Esperamos que goste também dos nosso outros conteúdos.

      Fique com Deus!

      Excluir
  2. Gostei das orações p antes da missa.

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja Deus por essa divulgação.

    ResponderExcluir