01 fevereiro, 2021

Exame de consciência para antes de dormir indicado por São Francisco de Sales


- Imagem referencial. Foto: Walter Collins/Pixabay

Em sua obra "Filoteia - Introdução à vida devota", São Francisco de Sales apresenta vários caminhos para direcionar o cristão ao caminho pela busca da santidade. Uma dessas indicações é o exame de consciência para antes de dormir.

Para fazer esse exame de consciência antes de dormir, São Francisco de Sales recomenda que sejam reservados antes de dormir para parar "diante do teu Deus aos pés do crucifixo, lembrando-te contigo mesmo da dissipação do dia". 



"Reacende no teu coração o fogo da meditação da manhã por atos de profunda humilhação, por suspiros de ardente amor a Deus, e aprofunda-te, abrasado deste amor, nas chagas do amantíssimo Salvador, ou então vai repassando em teu espírito e no fundo do teu coração tudo quanto saboreaste na oração, a não ser que prefiras ocupar-te de um novo objeto", disse São Francisco de Sales.

Exame de consciência indicado por São Francisco de Sales


Quanto ao exame de consciência, que devemos fazer antes de nos deitarmos, não há ninguém que ignore.

1. Devemos agradecer a Deus de nos ter conservado durante o dia.

2. Examinam-se todas as ações, uma a uma, e as suas circunstâncias.

3. Achando-se alguma coisa de bom, feita nesse dia, dá-se graças a Deus; se, ao contrário, se lhe tem ofendido por palavras, por pensamentos e por obras; pede-se-lhe perdão por um ato de contrição, que deve abranger a dor dos pecados cometidos, o bom propósito de corrigi-los e boa vontade de confessá-los na primeira ocasião.

4. Depois disso, recomenda-se a divina Providência o corpo e a alma, a Igreja, os parentes e amigos; invoca-se a Santíssima Virgem, os Santos e os Anjos da Guarda, pedindo-lhes de velar sobre nós. Feito isso, com a bênção de Deus, vamos tomar o repouso que ele quer que tomemos.

Nunca se deve omitir esta oração da noite, assim como a da manhã; pois como, pela oração da manhã se abrem as janelas da alma para o Sol da justiça, assim pela oração da noite elas se fecham para as trevas do inferno.

Todo o trecho em itálico é retirado do livro "Filoteia".


Compartilhe:

1 comentários: