28 janeiro, 2021

Santo Tomás de Aquino, padroeiro da educação e das escolas católicas


- Santo Tomás de Aquino -

A Igreja Católica celebra a memória  de Santo Tomás de Aquino, presbítero, doutor da Igreja e autor da famosa "Suma Teológica", em 28 de janeiro. Este santo é o padroeiro da educação, das universidades e escolas católicas.

Santo Tomás de Aquino nasceu por volta do ano 1225, da família dos Condes de Aquino.



Estudou primeiramente no mosteiro de Monte Cassino e depois em Nápoles. Ingressou na Ordem dos Frades Pregadores (dominicanos) e completou os estudos em Paris e em Colônia, tendo tido como professor Santo Alberto Magno. 

Santo Tomás de Aquino escreveu muitas obras de grande erudição, entre elas a "Suma Teológica". Como professor, lecionou disciplinas filosóficas e teológicas, o que lhe valeu grande reputação. 

A morte de Santo Tomás de Aquino se deu em 7 de março de 1274, nas proximidades de Terracina.

Sua memória é celebrada a 28 de janeiro, data em que seu corpo foi trasladado para Toulouse (França), em 1369. A relíquia do braço direito de Santo Tomás de Aquino, com o qual escrevia suas obras, está em Roma.

Santo Tomás de Aquino é representado com o Espírito Santo, um livro, uma estrela ou raios de luz sobre seu peito e a Igreja.

Oração do dia de Santo Tomás de Aquino


Ó Deus, que tornastes Santo Tomás de Aquino um modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário