09 março, 2020

Exame de consciência para preparar sua confissão


- Imagem referencial. Foto: Unsplash -

A Igreja ordena os fiéis a participarem da Santa Missa aos domingos e dias festivos e a "receber a Eucaristia pelo menos uma vez ao ano, se possível no tempo pascal" (CIC 1389). Mas, antes de se aproximar do sacramento da Eucaristia, o cristão deve fazer seu exame de consciência, conforme exorta São Paulo.




"Todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente será réu do Corpo e do Sangue do Senhor. Por conseguinte que cada um examine a si mesmo antes de comer desse pão e beber desse cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo, como e bebe a própria condenação" (1Cor 11, 27-29).

Sendo assim, como afirma o Catecismo da Igreja Católica, "quem está consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da reconciliação antes de receber a comunhão" (CIC 1385).

Aqui cabe um parênteses para destacar o que é pecado grave ou pecado mortal: é aquele pecado que tem como objeto uma matéria grave, e que é cometido com plena consciência e deliberadamente. Para saber mais, já temos aqui no blog um post falando sobre o que é necessário para que um pecado seja considerado mortal ou grave.




E como muita gente tem dúvidas sobre como fazer um exame de consciência para se confessar, queremos te ajudar disponibilizando um modelo para isso, atualizando assim uma publicação antiga que tínhamos aqui no blog. Dessa vez utilizamos um modelo disponibilizado no site da Opus Dei.

Lembre-se: utilize esse material como um guia para um exame de consciência e vá a fundo para identificar qual a raiz de cada pecado cometido.

Exame de consciência para preparar a confissão


- Neguei ou abandonei a minha fé? Tenho a preocupação de conhecê-la melhor? Recusei-me a defender a minha fé ou fiquei envergonhado dela? Existe algum aspecto da minha fé que eu ainda não aceito?

- Disse o nome de Deus em vão? Pratiquei o espiritismo ou coloquei a minha confiança em adivinhos ou horóscopos? Manifestei falta de respeito pelas pessoas, lugares ou coisas santas?

- Faltei voluntariamente à Missa nos domingos ou dias de preceito?

- Recebi a Sagrada Comunhão tendo algum pecado grave não confessado? Recebi a Comunhão sem agradecimento ou sem a devida reverência?

- Fui impaciente, fiquei irritado ou fui invejoso?

- Guardei ressentimentos ou relutei em perdoar?

- Fui violento nas palavras ou ações com outros?




- Colaborei ou encorajei alguém a fazer um aborto ou a destruir embriões humanos, a praticar a eutanásia ou qualquer outro meio de acabar com a vida?

- Tive ódio ou juízos críticos, em pensamentos ou ações? Olhei os outros com desprezo?

- Falei mal dos outros, transformando o assunto em fofoca?

- Abusei de bebidas alcoólicas? Usei drogas?

- Fiquei vendo vídeos ou sites pornográficos? Cometi atos impuros, sozinho ou com outras pessoas?

- Estou morando com alguém como se fosse casado, sem que o seja?




- Se sou casado, procuro amar o meu cônjuge mais do que a qualquer outra pessoa? Coloco meu casamento em primeiro lugar? E os meus filhos? Tenho uma atitude aberta para novos filhos?

- Trabalho de modo desordenado, ocupando tempo e energias que deveria dedicar à minha família e aos amigos?

- Fui orgulhoso ou egoísta em meus pensamentos e ações? Deixei de ajudar os pobres e os necessitados? Gastei dinheiro com o meu conforto e luxo pessoal, esquecendo as minhas responsabilidades para com os outros e para com a Igreja?

- Disse mentiras? Fui honesto e diligente no meu trabalho? Roubei ou enganei alguém no trabalho?

- Cedi à preguiça? Preferi a comodidade ao invés do serviço aos demais?

- Descuidei a minha responsabilidade de aproximar de Deus os outros, com o meu exemplo e a minha palavra?





Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário