13 agosto, 2014

São Maximiliano Maria Kolbe: testemunho de oração, vocação e caridade



São Maximiliano Maria Kokbe foi presbítero e mártir, vítima do nazismo e morto em um campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, em 1941. A Igreja celebra sua memória litúrgica no dia 14 de agosto.

Padre Kolbe também é conhecido como mártir da caridade, pois na noite de 3 de agosto do ano de sua morte, quando o comandante do campo ordenou sortear dez prisioneiros para serem executados, e entre os homens escolhidos estava o sargento Franciszek Gajowniczek, polonês, casado e com filhos, São Maximiliano, que não estava entre os dez escolhidos, se ofereceu para morrer em seu lugar. O comandante do campo aceitou a troca e o Padre foi condenado a morrer de fome junto com os outros nove prisioneiros.



Breve história de São Maximiliano Maria Kolbe


Maximiliano Maria Kolbe nasceu na Polônia no dia 8 de janeiro de 1894. Ainda adolescente, ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais e foi ordenado sacerdote em Roma, no ano de 1918. Animado de filial piedade para com a Virgem Mãe de Deus, fundou uma confraria religiosa com o nome de "Milícia de Maria Imaculada", que se propagou de modo extraordinário tanto em sua própria pátria como em outras regiões. Chegando ao Japão como missionário, aplicou-se em difundir a fé cristã sob os auspícios e patrocínio da mesma da mesma Virgem Imaculada.
Finalmente, regressando à Polônia, tendo padecido por ocasião da geurra que então grassava, terríveis atrocidades no campo de concentração de Auschwitz, distrito de Cracóvia, consumou sua fecunda vida num holocausto de caridade, a 14 de agosto de 1941.

Oração


Ó Deus, que inflamastes São Maximiliano Maria, presbítero e mártir, com amor à Virgem Imaculada e lhe destes grande zelo pastoral e dedicação ao próximo. Concedei-nos, por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho até a morte. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




Compartilhe: