![]() |
- Cristo camino del Cavalrio - Autor: Ticiano Vecellio, 1560 - |
Há algumas atividades religiosas que são realizadas durante a Semana Santa, como algumas orações específicas, atos de piedade cristã. Todos os dias desta semana concedem ao cristão a oportunidade de mergulhar de corpo e alma no mistério da Igreja, que se realiza a partir do mistério de Cristo.
Segunda-feira
Sucedendo o Domingo de Ramos, ela é o segundo dia da Semana Santa. A segunda-feira santa é conhecida em alguns lugares como “segunda-feira das trevas”. Nesse dia realiza-se a o ofício de trevas.
Terça-feira
Celebram-se neste dia as Sete dores de Nossa Senhora.
Quarta-feira
Quarto dia da Semana Santa no qual, em algumas igrejas, celebra-se a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.
Em seguida, vem o Tríduo Pascal: três dias em que se resume todo o mistério pascal. Também se diz que período de quinta-feira à noite até o sábado forma uma só celebração.
Quinta-feira
Na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, os bispos, reunidos com seu presbitério, celebram a Missa Crismal, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
- [VÍDEO] O dia em que um bêbado salvou Jesus
- Uma bela oração para se rezar após a Comunhão ou após a Missa
À noite, acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa Missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos.
Sexta-feira da Paixão
É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. Neste dia é celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz.
Sábado – Vigília Pascal
A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há Missa, batizado, casamento, nenhuma celebração.
À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sua vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.
Recomendado para você
0 comentários:
Postar um comentário