11 julho, 2018

4 gêneros de monges informados na Regra de São Bento


- The Benedictine Monks of Norcia -

Você já se perguntou quais tipos de monges existem? Dentre tantas coisas que são pesquisadas acerca de São Bento, a Regula Monasteriorum (mais conhecida como Regra de São Bento) fala sobre isso logo na sua primeira parte, que trata sobre a estrutura fundamental do mosteiro. Confira agora o que diz o capítulo 1 da regra sobre os gêneros dos monges.




1 - Cenobitas


É sabido que há quatro gêneros de monges. O primeiro é o dos cenobitas, isto é, o monasterial, dos que militam sob uma Regra e um Abade.

2 - Anacoretas


O segundo gênero é o dos anacoretas, isto é, dos eremitas, daqueles que, não por um fervor inicial da vida monástica, mas através de provação diuturna no mosteiro, instruídos então na companhia de muitos aprenderam a lutar contra o demônio e, bem adestrados nas fileiras fraternas, já estão seguros para a luta isolada do deserto, sem a consolação de outrem, e aptos para combater com as próprias mãos e braços, ajudando-os Deus, contra os vícios da carne e dos pensamentos.

Veja também:


3 - Sarabaítas


O terceiro gênero de monges, e detestável, é o dos sarabaítas, que, não tendo sido provados, como o ouro na fornalha, por nenhuma regra, mestra pela experiência, mas amolecidos como numa natureza de chumbo, conservam-se por suas obras fiéis ao século, e são conhecidos por mentir a Deus pela tonsura. São aqueles que se encerram dois ou três ou mesmo sozinhos, sem pastor, não nos apriscos do Senhor, mas nos seus próprios; a satisfação dos desejos é para eles lei, visto que tudo quanto julgam dever fazer ou preferem, chamam de santo, e o que não desejam reputam ilícito.

4 - Giróvagos


O quarto gênero de monges é o chamado dos giróvagos, que por toda a sua vida se hospedam nas diferentes províncias, por três ou quatro dias nas celas de outros monges, sempre vagando e nunca estáveis, escravos das próprias vontades e das seduções da gula, e em tudo piores que os sarabaítas. Sobre o misérrimo modo de vida de todos esses é melhor calar que dizer algo.

Após listar estes quatro gêneros, a regra vai dizer: "Deixando-os de parte, vamos dispor, com o auxilio do Senhor, sobre o poderosíssimo gênero dos cenobitas".

Fonte: The Order of Saint Benedict

Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário