07 janeiro, 2020

Filme "Dois Papas" foi gravado no Vaticano?


- Bento XVI (Anthony Hopkins) e Cardeal Bergoglio (Jonathan Pryce). Foto: Captura de cena -
O filme "Dois Papas", dirigido por Fernando Meirelles, continua rendendo assunto e provocando discussões nas redes sociais. De um lado, os que não gostaram do longa-metragem; do outro, quem amou.

Ainda há aqueles que acreditam no filme como se tudo apresentado ali fosse verdade. Contudo, as cenas não representam bem nem Bento XVI e nem o Papa Francisco.




Mas uma coisa é verdade: a produção de "Dois Papas" deve ter feito muitos turistas do Vaticano acreditarem que eram mesmo Bento XVI e Francisco enquanto os dois atores (Anthony Hopkins e Jonathan Pryce) estavam gravando no balcão da Basílica de São Pedro e na Capela Sistina. Será?

Será que "Dois Papas" foi mesmo gravado no Vaticano?


Recentemente, ao menos dois youtubers católicos fizeram vídeos analisando o filme "Dois Papas" e ambos questionaram como foi que o Vaticano autorizou as filmagens em locais como a Capela Sistina.

Na verdade, "Dois Papas" não foi gravado nas versões oficiais da Capela Sistina ou da Basílica de São Pedro. Eles fizeram uma construção própria. E ficou tão perfeito que não é possível culpar quem tenha pensado que era realmente o original.




No filme, as imagens que se vê dos conclaves, na Capela Sistina, fumaça preta ou branca anunciando o resultado das votações, primeira aparição dos pontífices no balcão da Basílica de São Pedro são pequenas construções cinematográficas completadas com chroma key (aquele fundo verde) e outros efeitos.

Não acredita? Veja abaixo:


A foto acima mostra um pouco da infraestrutura construída pela produção de "Dois Papas para gravar a cena da primeira aparição de Bento XVI. Não desconsidere os destaques que fizemos nela: eles valem para você procurar o que sumiu e o que foi completado com efeitos especiais na imagem abaixo, que retrata a mesma cena.



Em 2 de janeiro, o diretor de "Dois Papas", Fernando Meirelles, divulgou um vídeo mostrando o trabalho feito e o resultado. Esse trabalho é uma parte do filme que elogiamos bastante, inclusive na publicação onde falamos se gostamos ou não do longa.

Confira abaixo como as cenas foram construídas (todas as fotos são reprodução do vídeo).

Alguns antes de depois na Capela Sistina
















Imagens do balcão da Basílica de São Pedro







Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário