21 janeiro, 2016

7 curiosidades sobre o Papa Francisco


Papa Francisco

O Papa Francisco, sem nenhuma sombra de dúvida, é uma personalidade de destaque em todo o mundo, seja pelo seu carisma ou pela cultura do encontro, que ele sempre procura promover. Isso sem ter que dizer que é o 266º Pontífice da Igreja Católica. Fora tudo isso, listamos 7 fatos e situações interessantes da vida de Francisco que são bem legais. Por exemplo, você sabia que quando completou 75, o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio pensou em renunciar?

Chega de falar! Confira abaixo 7 dentre vários fatos e situações marcantes da vida do Papa Francisco.

1 - Técnico em Química


Você afirmaria que o Papa Francisco tem afeição por química? É isso mesmo, Francisco estudou e se diplomou como técnico em Química na Escola Nacional de Educação Técnica N.º 27 Hipólito Yrigoyen e ainda trabalhou em um laboratório chamado Hickethier-Bachmann. Tudo isso antes de ingressar no Seminário de Villa Devoto.




2 - Apenas meio pulmão


Apesar de fazer inúmeras atividades e quase sempre ter uma agenda sobrecarregada de compromissos, o Papa Francisco vive, há mais de 65, com apenas um pulmão e meio. Uma parte de um dos seus pulmões teve que ser removida devido a uma infecção. O fato ocorreu 1948 (se o caso tivesse ocorrido em dias atuais, o tratamento não seria tão radical).

3 - Canonizou quem o fez cardeal


Jorge Mario Bergoglio foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, e recebeu o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino. Dado interessante, é que após ser eleito sucessor de Pedro, o Papa Francisco canonizou aquele que o criou cardeal.


4 - Vários cargos na Sé


Na Santa Sé ocupou diversos cargos, entre eles: membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, do Pontifício Conselho para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

5 - Bergoglio e a Virgem dos Nós


Durante o período em que esteve na Alemanha para conclusão da redação de sua tese de doutorado, Bergoglio conheceu a devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós e, quando retornou à Argentina, introduziu esta mesma devoção no seu país.




6 - Quase renunciou


Ao cumprir os 75 anos, de acordo ao direito canônico, o Cardeal Bergoglio apresentou sua renúncia ante o então Papa Bento XVI. Tinha previsto retirar-se a um lar para sacerdotes mais velhos ou doentes para depois levar uma vida de oração e de direção espiritual, afastada do governo eclesiástico.

7 - Dificuldade em degraus


É notável uma certa dificuldade do Papa Francisco para caminhar e, principalmente para subir escadas (ele chega até tropeçar e, às vezes cair nos degraus). Essa dificuldade é atribuída pode ser atribuída a um pinçamento do nervo ciático, problema que o Pontífice está tratando com a fisioterapia.


Compartilhe: