08 dezembro, 2022

Beatificação de Isabel Cristina acontece em 10 de dezembro, em Barbacena (MG)


Isabel Cristina - Foto: Arquidiocese de Mariana


A Arquidiocese de Mariana se prepara para a cerimônia de beatificação de Isabel Cristina, jovem leiga que sofreu martírio ao defender-se de um homem que tentou violentá-la sexualmente. A Missa será realizada neste sábado, 10 de dezembro, no Parque de Exposições da cidade de Barbacena (MG).

Para a cerimônia de beatificação de Isabel Cristina são esperadas cerca de 10 mil pessoas, incluindo 18 bispos. O Papa Francisco será representado pelo arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, que presidirá a celebração.

Quem foi Isabel Cristina


Isabel Cristina nasceu em 29 de junho de 1962, em Barbacena, onde cresceu na vivência da fé e cultivando relação de amor e carinho em família. Mulher, jovem e leiga, Isabel viveu os valores cristãos e espiritualidade vicentina, fontes de inspiração para sua caminhada de fé e atenção aos mais pobres e necessitados.

Aos 20 anos idade, Isabel Cristina foi brutalmente assassinada em 1º de setembro de 1982 em Juiz de Fora (MG), onde estava morando para se preparar para o vestibular de medicina. O agressor tentou violentá-la sexualmente e, não obtendo êxito, deu 15 facadas e golpeou Isabel com uma pequena cadeira.

Devido a forma como morreu, mas sobretudo pela maneira como viveu, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado oficialmente o Tribunal para a Causa de Beatificação da jovem Isabel Cristina. Em 1º de setembro de 2009, o processo foi encerrado em âmbito arquidiocesano, quando também aconteceu a exumação dos seus restos mortais e a transladação dos mesmos para o Santuário Nossa Senhora da Piedade, cidade natal da futura beata.

Passados onze anos, em 27 de outubro de 2020, o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto que reconhece o martírio de Isabel Cristina, o que possibilita que ela seja proclamada beata.

Importância da beatificação de Isabel Cristina para a Igreja


De acordo com o Coordenador Geral da Cerimônia de Beatificação, Monsenhor Danival Milagres Coelho, para a Arquidiocese de Mariana, bem como a Igreja no Brasil e no mundo, é uma graça ter a beatificação de uma leiga, jovem, que soube viver a sua fé na defesa corajosa dos seus valores. Ainda, na opinião do sacerdote, a Mártir e futura Beata é uma referência para os jovens. "Isabel Cristina afirmou: 'é preciso resistir ao mal, custe o que custar'. E custou a vida dela. Por isso, nós agradecemos a Deus o testemunho de fé desta jovem", enfatiza.

Assim como Santa Maria Goretti e a Beata Benigna Cardoso da Silva, a Mártir Isabel Cristina também foi vítima de violência contra a mulher. Nesse sentido, Monsenhor Danival aponta que "na pessoa da futura Beata Isabel Cristina, nós queremos também lembrar a vida de tantas mulheres vítimas da violência, vítimas da tentativa de abuso sexual e todos esses crimes contra a mulher".

Ainda de acordo com Monsenhor Danival, a futura beata foi vítima de dois martírios, sendo um físico e outro moral. "Isabel Cristina sofreu dois martírios porque, além de ter sofrido a violência física que a levou à morte, ao longo de todo o processo criminal, foram levantadas suspeitas e assim, apresentaram acusações falsas contra a moralidade da sua vida e da sua pessoa. Ela foi vítima também de calúnia e mentiras, para tentar defender o criminoso. Mas a justiça, graças a Deus, levou muito a sério o processo, revelando e comprovando toda a verdade do fato que a levou a esta morte tão violenta", afirma.

Como participar da beatificação de Isabel Cristina


A cerimônia de beatificação de Isabel Cristina vai acontecer no sábado, 10 de dezembro, às 10h, o Parque de Exposições de Barbacena (MG), e contará com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas.

Para quem não puder ir ao local da celebração, cerimônia de beatificação de Isabel Cristina também será transmitida ao vivo pela TV Rede Vida e pelos canais do YouTube da Arquidiocese de Mariana e Paróquia de Piedade, a partir das 10h.

Foto: Arquidiocese de Mariana

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário