26 setembro, 2019

Afinal, qual a data correta para celebrar São Cosme e Damião?



Sempre que chega o dia de São Cosme e Damião, celebrados pela Igreja Católica em 26 de setembro, as muitos dizem: em sempre comemorei esses santos no dia 27. E então, qual a data certa e por que há essa confusão?



Antes de esclarecer a dúvida, é bom recordar que Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e, junto com São Lucas, são os padroeiros dos médicos católicos. Conforme matéria do site ACI Digital, os irmãos também “são padroeiros dos cirurgiões, farmacêuticos, dentistas e faculdades de medicina”.

Ambos morreram em cerca de 300 d.C e, - conforme afirma o site ACI - dentre muitas coisas que faziam, exerciam a medicina sem cobrar nada aos pacientes pobres. A única coisa que pediam aos pacientes era que lhes permitissem falar por alguns minutos a respeito de Jesus Cristo e de seu Evangelho.

Afinal, qual a data correta para celebrar São Cosme e Damião?


Podemos dizer que a culpa da confusão entre os dias 26 e 27 é de São Vicente de Paulo e vamos explicar isso melhor.



A Igreja Católica Apostólica Romana, desde tempos imemoráveis até o Calendário Romano de 1962, que vigorou até 1969, celebrava a festa dos santos Cosme e Damião no dia 27 de setembro. Porém, em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemorá-los no dia 26, pois considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado no dia 27, preferiram não colocar as duas memórias na mesma data.

Sendo assim, São Vicente ficou com o dia 27, já que essa era a data sabida de sua morte. Já os santos Cosme e Damião, como não se sabe a data precisa da morte deles, tiveram sua memória movida para o dia 26 de setembro.

Sendo assim, o dia de São Cosme e São Damião pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário é 26 de setembro.


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário