28 junho, 2019

Quem é o careca que sempre leva crianças para o Papa abençoar?


- Papa Francisco na Audiência Geral, em 12 de junho de 2019. Foto: Captura de tela/YouTube -

Você já deve ter percebido que quando o Papa faz seus deslocamentos tem ao seu lado alguns homens de terno preto para fazer a segurança, seja Praça de São Pedro, nas Missas com grande participação de fiéis ou visitas a outros países. Mas você já se perguntou quem é o cara careca e de óculos que sempre leva crianças para o Pontífice abençoar?


O nome dele é Domenico Giani. Ele é figurinha carimbada! Está em todos os descalamentos feitos pelo Santo Padre e cativa os fiéis por seu carisma. Pode-se dizer que Giani é o segurança que sorri.

Domenico escolta Francisco na Sala Paulo VI, em 28 de junho de 2019.
Foto: Captura de tela/YouTube

Domenico Giani tornou-se diretor do Serviço de Segurança e Proteção Civil do Estado da Cidade do Vaticano e inspetor geral do Corpo de Gendarmeria após ser nomeado pelo Papa Bento XVI, em junho de 2006.

Ocupando esse cargo, Papa Francisco é o segundo Pontífice ao qual Domenico Giani presta serviços.


Ao menos duas vezes Giani levou sustos grandes e teve que deixar o carisma e simpatia de lado. Na Basílica de São Pedro, na Missa da Noite de Natal, em 2008 e 2009, abordou Susanna Maiolo. Nas duas ocasiões a mulher saltou a barreira e correu em direção ao Papa Bento XVI: na primeira vez foi contida; na segunda chegou a derrubar o Santo Padre.

Um pouco mais sobre Domenico Giani


Domenico Giani nasceu em Arezzo (Itália) em 16 de agosto de 1962, Giani é casado e pai de dois filhos. Também é formado em Pedagogia pela Universidade de Siena.

Domenico Giani com uniforme formal.
Foto: Wikimedia Commons

 Depois de ter sido oficial da Guardia di Finanza, serviu nas Organizações de Informação e Segurança da Presidência do Conselho de Ministros da República Italiana.


Em 1999, o Santo Padre João Paulo II chamou-o para ocupar o cargo de vice-inspetor vigário do Corpo de Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano. Desde então, ele também desempenhou as funções indiretas da Diretoria de Serviços de Segurança e Proteção Civil, lidando, entre outras coisas, com o Corpo de Bombeiros.

Domenico, em 2007 (com mais cabelo) escoltando Bento XVI.
Foto: Wikimedia Commons

Engajado desde jovem nas atividades eclesiais e de voluntárias, Domenico Giani está entre os fundadores da Comunidade da Juventude do Sagrado Coração e da Associação "Rondine, Cittadella della Pace" em Arezzo. Ele também foi o Chefe dos Voluntários na Misericórdia de Arezzo.

Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário