04 janeiro, 2019

Quem não é bispo pode ser eleito Papa?


- Imagem referencial: primeira aparição pública de João Paulo II. Foto: Wikipedia/Domínio Público -

Se você não se fez essa pergunta, há de convir que ela traz consigo muita curiosidade, não é verdade? Chega a gerar estranheza pensar um homem que não seja bispo possa ser eleito Papa pelos cardeais durante um Conclave. Mas será que existe essa possibilidade?




Mesmo não sendo comum, é possível um homem batizado ser eleito Papa ainda que não tenha recebido a ordenação episcopal. Veja bem: é possível ser eleito, mas para que assuma o cargo, deverá ser ordenado Bispo imediatamente (cf. Código de Direito Canônico, 332 § 1), pois será Bispo de Roma.

"Se o Eleito é privado do caráter episcopal, depois da aceitação, o Decano do Colégio dos Cardeais ou, se ele estiver ausente ou legitimamente impedido o Subdecano ou o primeiro dos Cardeais por ordem e por antiguidade, aconselhando-se com os outros Cardeais, estabelece que se faça [a ordenação], de modo que o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias providencie tudo para o Eleito seja imediatamente ordenado Bispo com rito solene" (Ordo rituum Conclavis, n. 64).




Somente após ter sido solenemente ordenado Bispo, lhe será prestadata homenagem e feito o anúncio ao povo com o tão famoso Habemus Papam (cf. Universi Dominici Gregis, n. 89).

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário