06 abril, 2018

"Liturgia é fidelidade", afirma Dom Henrique Soares após eventos ocorridos na Semana Santa


- Foto: Facebook/Dom Henrique Soares -

Em seu site, o Bispo da Diocese de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa, manisfestou-se em relação aos acontecimentos envolvendo a Liturgia durante a Semana Santa e enfatizou que "Liturgia é fidelidade".

Neste ano, vários casos de tentativas de inovação na Liturgia foram registrados, tendo mais destaque o caso em que o Santíssimo Sacramento foi transportado com drone durante celebração da Vigília Pascal em uma Igreja da Paróquia São Geraldo Magela, na Arquidiocese de Sorocaba (SP).




"Na Liturgia não há lugar para a criatividade! Liturgia é fidelidade! Ponto e basta!", afirmou Dom Henrique Soares.

Confira abaixo a reprodução integral do artigo publicado no site do Bispo da Diocese de Palmares.

Um lamento...


Impressionante o número de papagaiadas, trejeitos, invenciones, bizarrices filmados e mostrados nas redes sociais por ocasião da Semana Santa.

Todas elas são fruto de duas desgraças: a ignorância do que seja a Liturgia e a ideia de criatividade no âmbito da vida litúrgica da Igreja.

A ignorância de uma consistente teologia da Liturgia, tal qual a Igreja crê e guardou na sua grande Tradição e a Sacrosanctum Concilium apresentou, leva a todo tipo de extrapolação, de comportamentos simplórios e aberrantes, estranhos ao espírito da Liturgia.




Por sua vez, a maldita categoria de criatividade, aplicada à Liturgia, abre as portas para todo tipo de exibicionismo, esquisitismo, subjetivismo, leviandade e até mesmo profanação dos Santos Mistérios de Cristo... Na Liturgia não há lugar para a criatividade! Liturgia é fidelidade! Ponto e basta!

A Liturgia da Igreja agoniza... E, com ela, a vida mesma, a identidade mesma da Igreja agonizam...

E as assembleias, na santa ignorância, conduzidas por pastores infiéis ou simplesmente ignorantes e incompetentes, aplaudem... E a fé católica vai degenerando-se...

Até quando? Tenho medo de que, daqui a pouco, os católicos orientais - unidos à Sé Romana ou não - já não mais nos considerem como Igreja de Cristo...



Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário