16 dezembro, 2015

Primeiro selfie de um Papa: um marco na história da Igreja?


Primeiro selfie do Papa Francisco - Foto: captura de tela @Vatican__
Foto: captura de tela @Vatican__
A imagem que ilustra este texto está correndo o mundo em velocidade impressionante. Com mais de 56 mil curtidas na conta onde a foto foi postada, em 14 de novembro de 2015, ela foi considerada viral. É é a primeira vez na história que um Papa faz um selfie e publica o resultado em uma rede social. É um marco na história e uma nova forma de comunicação adotada.





Vã ilusão! Tudo isso não passa de mais uma montagem que faz uso do nome do Papa Francisco para gerar popularidade para aquele que deu o "pontapé" inicial. Pode-se dizer que é uma tentativa encontrar aquele atalho para o sucesso.

Mas, se você também acreditou, não se preocupe, pois não estava sozinho. Grandes mídias também caíram nessa história. Para citar uma gigante internacional, a CNN foi uma delas. Aqui no Brasil, o blog da Comunidade Shalom também fez uma postagem alegando que Papa Francisco havia feito seu primeiro selfie, mas já corrigiram a informação.


Acontece que a conta @Vatican__, no Instagram, é falsa e, sendo assim, não tem ligação alguma com a Santa Sé. Os responsáveis por essa conta na mais fizeram do que capturar a imagem do trecho de um vídeo difundido em 2014. Trata-se de uma teleconferência onde o Papa Francisco solta uma gargalhada após o comentário de um menino com quem conversava através da plataforma Google Hangouts.

Para nível de informação, a conta oficial do Vaticano no Instagram é a @Newsva e recentemente criada uma conta do Papa Francisco nessa mesma rede social: @franciscus. No Twitter, o Papa tem a conta reservada a publicações de pequenas mensagens.

Em 2013, foi publicado aqui no Sim, sou Católico um artigo sobre a necessidade de, antes de fazer matérias ou divulgar supostos acontecimentos referentes à Igreja, buscar fontes na Igreja. Confira: http://www.simsoucatolico.com.br/2013/09/qual-sua-fonte-de-informacao-quando-o.html


Publicado em 16/12/2015, às 11h21. Atualizado em 13/05/2016, às 17h41.

Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário