25 novembro, 2015

VÍDEO: A remoção do muro que selava a Porta Santa da Basílica de São Pedro


Pedreiros fazem a remoção do muro da Porta Santa
Foto: L'Osservatore Romano
Na iminência da abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro para o Jubileu da Misericórdia, a remoção do muro que selava a mesma aconteceu em 17 de novembro, em cerimônia privada. Entre os presentes durante o ritual estavam o arcipreste da Basílica Vaticana, Cardeal Angelo Comastri, o Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, e o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Guido Marini.

Conforme destacado pelo Sim, sou Católico, quando um ano jubilar se encerra, na parte interna da Porta Santa é construído um muro para indicar que naquele momento não está sendo celebrado um Ano Santo. Tal muro é mantido até a abertura do próximo jubileu.

Até 2015, o último Pontífice que fechou a Porta Santa foi João Paulo II, hoje já canonizado.




Quando ocorre a remoção do muro para o recognitio, ou seja, reconhecimento da Porta, uma caixa também é extraída desta parede. Nela ficam contidas as chaves para abertura da Porta Santa, documentos que certificam o fechamento anterior e algumas lembranças do antigo jubileu (moedas comemorativas, por exemplo).

Confira no vídeo abaixo com o recognitio da Porta Santa em 2015.




Recomendado para você
Compartilhe: