29 julho, 2015

#6deAgosto: AIS promove Dia Internacional de Oração pelos Cristãos no Oriente Médio


(ACI) A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), entidade com sede no Vaticano que apoia projetos da Igreja Católica em mais de 140 países no mundo, promoverá no próximo 6 de agosto o Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos no Oriente Médio. A ação, que acontecerá no Brasil e países da Europa e da Ásia, conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em São Paulo, lugar da sede nacional da AIS a celebração será marcada por uma Eucaristia presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, na Catedral da Sé, às 16h30. Serão celebradas também Missas em diversas paróquias do país.


Para aqueles que não puderem ir à Missa neste dia, a AIS sugere que coloquem os cristãos perseguidos em suas intenções na oração do terço ou mesmo nas orações pessoais que cada um possa fazer. “O mais importante é que todos estejam unidos em oração”, sublinha a página da campanha na internet - http://ais.org.br/6deAgosto.

Há um ano, na noite de 6 para 7 de agosto, milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, quando o Estado Islâmico tomou a planície de Nínive. A região concentrava 25% dos cristãos do país e também reunia algumas minorias muçulmanas ameaçadas. A fuga ocorreu à noite, com milhares de pessoas caminhando pelas estradas em direção às cidades curdas de Erbil e Dohuk.

Em carta enviada à AIS, a autoridade máxima da Igreja Católica Caldeia, o Patriarca Louis Raphael Sako, descreveu a crise humanitária que se seguiu à tomada da região: "Cerca de 100 mil cristãos,  aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo". Ele descreveu o evento como "uma verdadeira via crucis", e acrescentou: "Os cristãos estão andando a pé no calor do verão escaldante do Iraque para as cidades curdas. Entre eles, há doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, enfrentando uma catástrofe humana e com risco de se tornar um verdadeiro genocídio. Eles precisam de água, comida, abrigo”, disse.

Assim que recebeu as primeiras informações na manhã do dia 7 de agosto, a AIS mobilizou os benfeitores e iniciou campanhas e projetos para socorrer materialmente e espiritualmente os perseguidos e refugiados. Desde então a Fundação fez um dos maiores projetos de ajuda em sua história, direcionando seus esforços para alimento, abrigo e educação para os refugiados.

Umas das iniciativas que se destacou foi a “Vila Werenfried”, uma região de Ankawa, no Iraque, que recebeu este título em homenagem ao fundador da AIS, Padre Werenfried Van Straaten. Trata-se de um complexo criado  para abrigar cerca de 1.000 refugiados, oferecendo escola, água potável, instalações sanitárias, fogão a gás e eletricidade. Esse projeto foi essencial por ser concluído antes das fortes chuvas e baixas temperaturas do inverno, período em que os acampamentos comuns se transformariam em um pântano frio e lamacento.

Segundo dados do último relatório do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) lançados em 18 de junho, mostra que o deslocamento global provocado por guerras, conflitos e perseguições atingiu nível recorde. Conforme o estudo, ao final de 2014, o número atingiu o maior nível de todos os tempos, com 59,5 milhões de pessoas deslocadas, comparado com os 51,2 milhões registrados no final de 2013 e os 37,5 milhões verificados há uma década. O crescimento desde 2013 (8,3 milhões de pessoas) é o maior já registrado em um único ano.

No vídeo de divulgação desta data, o assistente eclesiástico da AIS, Padre Evaristo Debiasi, informa que a cada cinco minutos um cristão é martirizado no mundo por crer em Jesus. “A pedido do Papa, a Ajuda à Igreja que Sofre, unida com os padres, paróquias e todos os cristãos, promove no dia 6 de agosto um dia de oração pelos que mais sofrem no mundo”, disse o sacerdote.

Para entender um pouco mais sobre a situação dos cristãos perseguidos no Oriente Médio, confira também:

1.       Patriarca iraquiano critica passividade de comunidade internacional ante atrocidades do ISIS

http://www.acidigital.com/noticias/patriarca-iraquiano-critica-passividade-de-comunidade-internacional-ante-atrocidades-do-isis-28508/

2.       Estado Islâmico bombardeia cidade síria e gera novo êxodo de centenas de cristãos

http://www.acidigital.com/noticias/estado-islamico-bombardeia-cidade-siria-e-gera-novo-exodo-de-centenas-de-cristaos-31255/

3.       Milhares de pessoas incluindo cristãos fogem do Estado Islâmico após conquista de importante cidade iraquiana

http://www.acidigital.com/noticias/milhares-de-pessoas-fogem-do-estado-islamico-em-importante-cidade-do-iraque-56658/

A propósito da Campanha, a AIS lançou também o vídeo “O Silêncio Culpado”, dando mais detalhes da difícil situação dos cristãos nos lugares tomados pelo Estado Islâmico:

https://www.youtube.com/watch?v=dBEANKeru3g

Nas redes sociais a campanha ganhou a hashtag #6deagosto

Fonte: ACI Digital
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário