22 fevereiro, 2021

Padre é afastado após permitir que pastor tomasse parte na celebração



- À esquerda, pastor durante a celebração da Missa. Foto: captura de vídeo -

A Diocese de Jundiaí (SP) emitiu nota informando sobre o afastamento do Padre José Carlos Pedrini, SC, do ofício de pároco, após o mesmo ter convidado e permitido que um pastor presbiteriano participasse ativamente, tomando parte na celebração da Missa de Cinzas, inclusive comungando, no último dia 17 de fevereiro.



Após a divulgação das imagens da Missa, que foi transmitida online na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, muitos fiéis demonstraram desconforto e indignação com a situação, que "aconteceu à revelia", sem conhecimento e consentimento do Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa.

"Lamentamos sinceramente o acontecimento que gerou, com razão, grande desorientação e divisão entre os fiéis", declara a nota que é assinada pelo Bispo.

No início da Missa, Pe. José Carlos justifica a presença do pastor à Campanha da Fraternidade, enfatizando que em 2021 ela é ecumênica, tendo tido a redação do texto-base foi confiada ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).

A Diocese atribui o ocorrido a uma "inadequada compreensão das iniciativas relacionadas ao sempre louvável diálogo ecumênico" e que por conhecer a atuação de Pe. José Carlos, "que sua ação parece não derivar da consciência expressa de querer desobedecer às normas da Igreja Católica ou ferir a sacralidade da Santíssima Eucaristia.

"Conforme a vigente legislação da Igreja em situações como esta, enviamos o ocorrido à Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, a fim de que nos seja indicado qual o caminho a seguir", continua a nota. 

No lugar de Pe. José Carlos, assume o ofício de administrador paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus o Padre Giuseppe Bortolato, CS.

A Diocese de Jundiaí reforçou que "continuamos a acreditar firmemente no diálogo ecumênico sadio e autêntico com outras comunidades cristãs, tão defendido pelo Concílio Vaticano II e pelos pronunciamentos dos últimos Papas".

"Renovamos - continua a nota - nossos sentimentos de fraterna estima pela Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, que, na pessoa de um de seus pastores, malgrado seu, se viu envolvida numa situação que nos é tão sensível".

Por fim, o comunicado assegura a todos que as medidas foram tomadas num ambiente de diálogo fraterno entre todas as partes envolvidas, pois cremos na 'fraternidade e diálogo: compromisso de amor'".

Confira a íntegra das duas notas publicadas pela Diocese de Jundiaí nos links abaixo:
Compartilhe:

1 comentários:

  1. Papa bento XVI, VISITOU UMA IGREJA PROTESTATANTE PARA FALAR DE DEUS.
    NÃO DEIXOU DE SER CATÓLICO E FALOU COMO LÍDER CATÓLICO SOBRE DEUS.
    ECUNEMISMO É ISDO E NÃO ESSA ABERRAÇÃO QUE QUEREM IMPOR.

    ResponderExcluir