11 janeiro, 2021

Mulheres podem ser instituídas no Leitorado e Acolitado após motu proprio de Francisco


- Imagem referencial. Foto: Pixabay -

Os ministérios do Leitorado e Acolitado estão abertos às mulheres a partir da carta apostólica em forma de motu proprio, 'Spiritus Domini' (Espírito do Senhor), publicado neste domingo, 10 de janeiro, pelo Papa Francisco.

O novo motu proprio do Papa Francisco torna institucional o acesso das mulheres ao Leitorado e ao Acolitado por meio de ato litúrgico.



"Depois de ter escutado o parecer dos Dicastérios competentes, decidi proceder a modificação do cânon 230 § 1 do Código de Direito Canônico"

Assim, a partir do motu proprio 'Spiritus Domini', do Papa Francisco, o cânon 230 § 1 terá a seguinte redação: "Os leigos, possuidores da idade e das qualidades determinadas por decreto da Conferência episcopal, podem, mediante o rito litúrgico, ser assumidos de modo estável para desempenharem os ministérios de leitor e de acólito; porém, a colação destes ministérios não lhes confere o direito à sustentação ou remuneração por parte da Igreja".

A redação anterior ao motu proprio 'Spiritus Domini' afirmava que apenas que apenas "os leigos do sexo masculino" podiam "mediante o rito litúrgico, ser assumidos de modo estável para desempenharem os ministérios de leitor e de acólito".

A normativa anterior era de Paulo VI, que em 1972,  que ao abolir as "ordens menores" entendeu que os ministérios de leitor e acólito estavam reservados ao sexo masculinos por serem preparatórios para o acesso à Ordem. Contudo, após aceitar as recomendações de assembleias sinodais, Francisco especificou que estes são ministérios leigos "essencialmente distintos no ministério ordenado que é recebido com o sacramento da Ordem".

"Nos últimos anos foi alcançado um desenvolvimento doutrinário que destacou que certos ministérios instituídos pela Igreja têm como fundamento a condição comum de batizados e o sacerdócio real recebido no sacramento do batismo", afirmou o Santo Padre.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário