17 abril, 2019

Muçulmano na torre de Notre Dame durante incêndio: verdade ou fake news?


- Fogo atingindo o telhado de Notre Dame. Foto: Wikemedia/Domínio Público -

O incêndio na Catedral de Notre Dame teve repercussão mundial e as fake news não deixaram de aparecer. Desde o evento, ocorrido em 15 de abril, várias pessoas estão compartilhando um vídeo levantando a suspeita de que havia um muçulmano em uma das torres na hora do incêndio.




As imagens em questão foram reproduzidas por uma TV de língua espanhola e tomou grandes proporções a partir do vídeo feito por alguém que filmou as cenas que eram reproduzidas na televisão. Nos textos publicados por quem compartilhava os vídeos, as descrições levantavam suspeitas sobre um "Colete Amarelo" (veste utilizada em alguns protestos locais) ou "muçulmano de vestes pretas".

São apenas cinco segundos de imagens na qual é realmente possível ver uma pessoa transitando com colete amarelo e roupas escuras em uma das torres de Notre Dame, ao que a maioria dos visualizadores do vídeo disseram ser um muçulmano, atribuído a este a culpa ou suspeita pelo incêndio.



Não era um muçulmano na torre, mas um bombeiro


No entanto, o homem que transitava na torre da Catedral de Notre Dame naquele momento era um dos bombeiros que atuava no combate às chamas. Ele, e mais outra equipe, já haviam entrado na igreja e, se o vídeo não tivesse sido parado, poucos segundo após seria possível ver mais membros da equipe no mesmo local.




No vídeo completo, com mais de três horas, transmitido pela conta do canal americano CNBC no YouTube é possível ver que muitos bombeiros conseguiram entrar na catedral para efetuar o combate às chamas. Então, não se trata de um muçulmano.



Veja também:


Os bombeiros parisienses, em resposta ao site francês CheckNews.fr, também confirmaram que aquele homem é um bombeiro. E, sobre o colete amarelo usado por ele, afirmaram que é um "colete da função".

Cabe destacar que apesar da recente série de ataques criminosos que atingiram ao menos 12 igrejas católicas na França, o incêndio na Catedral de Notre Dame está sendo tradado como acidental pelas autoridades.


Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário