- Dom Paulo Mendes Peixoto / Foto: Arquidiocese de Uberaba - |
O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (21 de março de 2018) como administrador apostólico sede plena et ad nutum Sanctae Sedis da Diocese de Formosa (GO), Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba.
A Diocese de Formosa foi alvo da Operação Caifás do Ministério Público Federal (MP-GO) que levou à prisão do bispo diocesano, Dom José Ronaldo, quatro padres, um monsenhor e funcionários administrativos, acusados de desvio de recursos, causando um prejuízo superior a 2 milhões de reais.
Segundo os investigadores, o Bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, seria o articulador do desvio de dízimos, doações de fiéis, arrecadações de festas e taxas de batismos e casamentos, em um esquema que teria sido montado há cerca de três anos, desde quando o Prelado assumiu a Diocese, em 2015.
Entenda o caso:
As investigações do desvio de recursos na Diocese de Formosa começaram após denúncias feitas por fiéis que, em dezembro de 2017, afirmaram que as despesas da casa episcopal tinha passado de R$ 5 mil para R$ 35 mil desde a posse de Dom José Ronaldo, em 2015.
Na ocasião, os fiéis solicitaram a abertura pública das contas da Cúria Diocesana, afirmando que não recolheriam o dízimo até que a medida fosse tomada.
Na terça-feira, 20 de março, a CNBB divulgou uma nota sobre o caso assinada pelo seu secretário-geral, Dom Leonardo Steiner, onde afirmou que "a verdade dos fatos deve ser apurada com justiça e transparência".
O que quer dizer administrador apostólico sede plena et ad nutum Sanctae Sedis?
A expressão significa que o bispo nomeado pelo Papa administrará uma Diocese que ainda possui um titular. Neste caso específico, o bispo da Diocese de Formosa ainda é Dom José Ronaldo, pois a sede não está vacante.
Com informações de ACI Digital e Vatican News
Recomendado para você
0 comentários:
Postar um comentário