27 março, 2017

Livro sobre patrimônio espiritual de Bento XVI é lançado no Brasil



As Edições Fons Sapientiae leva às livrarias uma importante obra sobre o legado espiritual deixado pelo Papa Emérito Bento XVI. Trata-se da antologia O primado do amor e da verdade – O patrimônio espiritual de Joseph Ratzinger – Bento XVI organizada por Gilcemar Hohemberger, doutorando em Teologia, e Rudy Albino de Assunção, doutor em Sociologia Política.

Pioneira no Brasil, a obra é apresentada em quinze capítulos, todos eles escritos por especialistas e estudiosos – teólogos, filósofos, sociólogos brasileiros e europeus, clérigos e leigos – sobre o patrimônio religioso e espiritual do grande teólogo bávaro.




Segundo Rudy Albino de Assunção, "o livro nasceu de uma inquietação". Ele é o resultado de uma busca, ainda que infinita, que é tornar mais conhecida entre os leitores brasileiros a reflexão e a interpretação teológica dos escritos e do pensamento de Ratzinger, normalmente acessível de forma fragmentada em algumas poucas traduções para o português.

"Gilcemar e eu percebemos que no Brasil existe uma grande escassez de obras 'de' e 'sobre' Joseph Ratzinger, o teólogo alemão que em 2005 foi levado ao trono de Pedro com o nome de Papa Bento XVI", afirmou Assunção.

"Nossa identificação com seu pensamento – sua visão de Deus e do mundo, profundamente alicerçada na fé da Igreja – não deixava que nos resignássemos a ler o pouco disponível em língua portuguesa. Precisávamos produzir mais, ensejar um aprofundamento na teologia dele como o que foi feito em larga em escala em outros países, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos".

Assunção explica que durante quatro anos Gilcemar e ele foram congregando teólogos, filósofos e sociólogos brasileiros, espanhóis, italianos e alemães, para comporem um livro, que fosse uma obra de referência no Brasil para aqueles que querem entender e se aprofundar na obra de um dos maiores teólogos da atualidade e querem entender ainda mais sobre a sua leitura da Doutrina da Igreja.

"E não são poucos os que querem se enriquecer com este 'patrimônio espiritual' que exploramos de diversos modos nesta obra: leigos, padres, seminaristas, religiosos etc. Toda sorte de pessoas sedentas da Verdade. Pessoas que querem manter acesa a 'chama' e vivo o 'espírito' do magistério e do ministério de Bento XVI", declarou.

O livro O primado do amor e da verdade – O patrimônio espiritual de Joseph Ratzinger – Bento XVI pode ser encontrado nas livrarias e também no site da Livraria Loyola, cujo link segue abaixo.
https://www.livrarialoyola.com.br/detalhes.asp?secao=livros&CodId=1&ProductId=586746&Menu=1

Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário