25 janeiro, 2017

Hoje a Igreja celebra a conversão de São Paulo



Em 25 de janeiro, a Igreja Católica o dia em que São Paulo alcançou a conversão enquanto caminhava para Damasco, local para o qual se dirigia com a finalidade de perseguir os cristãos.

Antes de ser chamado a levar o nome de Jesus às nações, Paulo de Tarso - antes chamado Saulo de Tarso - foi um ardoroso perseguidor dos cristãos e respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor (cf. At 9,1).



Paulo pensava agradar a Deus com seu agir. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de forma violenta, sem discernimento e julgava servir ao Deus de Israel ao exterminar os cristãos, que eram tidos como idólatras e blasfemos que faziam de um simples nazareno o Rei dos Judeus.

O capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos apresenta a viagem de Paulo a Damasco e descreve o momento de seu encontro com Cristo e sua conversão.

"Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'" (At 9, 4-6).

Paulo foi batizado por Ananias, um cristão comum e dócil ao Espírito Santo e realizou sua primeira pregação em Damasco. Muitos não acreditaram em sua conversão, mesmo assim ele perseverou firme e aberto à vontade de Deus, tornando-se um grande apóstolo da Igreja.

Após sua conversão, diz São João Crisóstomo, Paulo "só se alegrava no amor de Cristo, que era para ele o maior de todos os bens; com isto julgava-se o mais feliz dos homens".

Oração do dia


Ó Deus, que instruístes o mundo inteiro pela pregação do apóstolo São Paulo, dai-nos, ao celebrar hoje a sua conversão, caminhar para vós seguindo seus exemplos, e ser no mundo testemunhas do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Recomendado para você


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário