24 novembro, 2016

De forma solene, Polônia reconhece Jesus Cristo como "Rei" do país



No último sábado (19/11) No dia 19 de novembro de 2016, os bispos da Polônia declararam Jesus Cristo como Rei do país, um título honorífico e ato de reconhecimento do seu reinado em todo o mundo, embora na documentação eclesiástica se descreve a cerimônia como "um ato de aceitação nacional do reino de Cristo e de submissão ao seu poder divino". O ato também marcou o 1050º aniversário do Batismo da Polônia.

A entronização foi realizada durante a Missa celebrada no Santuário de Lagiewniki, próximo a Cracóvia, para onde acorreram 6.000 fiéis para serem testemunhas de Jesus Cristo no trono sete meses depois que a hierarquia católica aprovou a entronização.



Não é a primeira vez que esta cerimônia acontece na Polônia. Em 1997, na cidade de Jasna Gora, e no ano 2000, em Sagiewnikim, ocorreram celebrações semelhantes a esta. Entretanto, em 2016, é a primeira vez em que estive presente o chefe de Estado.

O presidente da república, Andrzej Duda, do Partido Lei e Justiça, presidiu o ato acompanhado pela sua mãe, Jadwiga, e pelos ministros de Justiça e do Meio Ambiente, Zbigniew Ziobro e Jan Szyszko, assim como vários deputados desta formação.


Íntegra do ato jubilar de reconhecimento de Jesus Cristo como Rei e Senhor da Polônia


Rei dos Séculos, Imortal, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador! No ano jubilar dos 1050 anos do Batismo da Polônia, no ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, eis que nós, polacos, vimos diante de Ti [juntamente com as autoridades religiosas e laicas] para reconhecer o Teu Reinado, submetermo-nos à Tua Lei, consagrar e entregar a Ti a nossa Pátria e toda a nossa Nação.

Professamos diante do Céu e da Terra que precisamos do Teu reinado. Professamos que só Tu tens sobre nós direito sagrado e inextinguível. Por isso, com humildade, inclinando a cabeça diante de Ti, Rei do Universo, reconhecemos o Teu reinado sobre a Polônia e toda a nossa Nação, habitantes da nossa Pátria e noutros locais do mundo.

Desejando louvar a majestade do Teu poder e glória, com grande fé e amor clamamos: Reina sobre nós, Cristo!

- Nos nossos corações: Reina sobre nós, Cristo!
- Nas nossas famílias: Reina sobre nós, Cristo!
- Nas nossas paróquias: Reina sobre nós, Cristo!
- Nas nossas escolas e faculdades: Reina sobre nós, Cristo!
- Nos meios de comunicação social: Reina sobre nós, Cristo!
- Nos nossos escritórios, locais de trabalho, de serviço e de descanso: Reina sobre nós, Cristo!
- Nas nossas cidades e aldeias: Reina sobre nós, Cristo!
- Em toda a Nação e Estado polaco: Reina sobre nós, Cristo!



Bendizemos-Te e agradecemos-Te, Senhor Jesus Cristo:

- Pelo Amor insondável do Teu Santíssimo Coração: Cristo, nosso Rei, Te agradecemos!
- Pela graça do batismo e da aliança estabelecida com a nossa Nação desde há séculos: Cristo, nosso Rei, Te agradecemos!
- Pela presença materna e real de Maria nas nossas obras: Cristo, nosso Rei, Te agradecemos!
- Pela Tua grande Misericórdia constantemente revelada: Cristo, nosso Rei, Te agradecemos!
- Pela Tua fidelidade, apesar das nossas traições e fraquezas: Cristo, nosso Rei, Te agradecemos!

Conscientes das nossas culpas e ultrajes contra o Teu Coração, pedimos perdão por todos os nossos pecados, especialmente pelo afastamento da santa fé, pela falta de amor para contigo e com o próximo. Pedimos perdão pelos pecados sociais nacionais, por todos os defeitos, vícios e escravidões. Renunciamos ao espírito do mal e a todas as suas obras.

Entregamo-nos humildemente ao Teu domínio e à Tua lei. Comprometemo-nos a ordenar a nossa vida pessoal, familiar e nacional segundo a Tua lei:

- Prometemos proteger a Tua sagrada honra, anunciar a Tua glória real: Cristo, nosso Rei, prometemos!
- Prometemos cumprir a Tua vontade e defender a integridade das nossas consciências: Cristo, nosso Rei, prometemos!
- Prometemos cuidar da santidade das nossas famílias e da educação cristã das crianças: Cristo, nosso Rei, prometemos!
- Prometemos construir o Teu reino e defendê-lo com a nossa nação: Cristo, nosso Rei, prometemos!
- Prometemos envolver-nos ativamente na vida da Igreja e proteger a sua lei: Cristo, nosso Rei, prometemos!

Único Soberano dos Estados, das nações e de toda a Criação, Rei dos reis e Senhor dos senhores! Consagramos-te o Estado polaco e os governantes da Polônia. Que todos os órgãos de poder governem com justiça e apliquem o direito de acordo com as Tuas Leis.

Cristo Rei, com confiança entregamos à Tua Misericórdia tudo aquilo em que consiste a Polônia, sobretudo aqueles membros da Nação que não seguem os Teus caminhos. Dá-lhes a Tua graça, ilumina-os com o poder do Espírito Santo e conduz-nos a todos à união eterna com o Pai.

Em nome do amor fraternal, consagramos-te todas as nações do mundo, sobretudo aquelas que se tornaram perpetradoras da nossa cruz polaca. Que elas reconheçam em Ti o seu legítimo Senhor e Rei e que aproveitem o tempo que lhes foi dado pelo Pai para se entregarem livremente à Tua soberania.

Senhor Jesus Cristo, Rei dos nossos corações, faz os nossos corações semelhantes ao Teu Santíssimo Coração.

Que o Teu Espírito Santo desça e renove a face da terra, desta terra. Que Ele nos apoie na realização dos deveres que procedem deste ato nacional, nos proteja do mal e nos santifique.
Entregamos ao Imaculado Coração de Maria as nossas decisões e obrigações. Confiamo-nos a todos à proteção maternal da Rainha da Polônia e à intercessão de todos os santos Padroeiros da nossa Pátria.

Cristo, reina sobre nós! Reina sobre a nossa Pátria, reina sobre todas as nações, para maior glória da Santíssima Trindade e para salvação dos homens. Que a nossa Pátria e todo o mundo sejam cobertos pelo Teu Reino: o reino da verdade e da vida, o reino da santidade e da graça, o reino da justiça, do amor e da paz.


Recomendado para você


Compartilhe :

0 comentários:

Postar um comentário