28 agosto, 2015

Paramentos litúrgicos - parte 4


Dom Sviatoslav Shevchuk
Primaz da Igreja Greco-católica da Ucrânia
O pálio é um paramento utilizado pelo Papa e pelos arcebispos, sendo que este últimos só podem fazer uso dele dentro das suas arquidioceses. No caso do Santo Padre, as cruzes podem ser bordadas na cor vermelha. Agora, você já pesquisou a cor das cruzes do pálio que João Paulo II utilizava? E sobre Francisco, notou que no começo de seu pontificado ele utilizava com a cor vermelha e agora adotou o mesmo modelo que João Paulo II?




A Igreja Católica é composta por cerca de 23 igrejas que estão em plena comunhão com Roma, entre elas e Greco-Melquita, Maronita, Siro-Malabar entre outras. Estas Igrejas possuem algumas particularidades nas suas vestes litúrgicas que são diferentes do que se vê no rito latino. Entretanto, é importante saber que existe tal diferença.

Trazemos ao blog Sim, sou Católico uma série de quatro vídeos do programa Ecclesia, da Rede Século 21, exibido em 07/07/2015 que falou sobre paramentos litúrgicos.  Deste programa apresentado por Eric Modolo, participam o Padre Guido Mottinelli como comentarista e  Erick Marçal, do blog Direto da Sacristia.

Neste quarto vídeo, Eric, Pe. Guido e Marçal apresentam paramentos utilizados pelo Papa, bispos e outras Igrejas que se encontram em comunhão com a Santa Sé. Eles ainda explicam a origem de algumas destas vestimentas.

Confira também:





Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário