18 junho, 2015

Nova encíclica do Papa é publicada no Vaticano


Laudato Si
Em coletiva de imprensa realizada no Vaticano no dia 18/06, foi lançada oficialmente a nova encíclica do Papa Francisco. "Laudato Si" é o título do documento e significa "Louvado Sejas". O nome foi inspirado no "Cântico das Criaturas" de São Francisco de Assis e o cerne do texto do Pontífice é o cuidado com o meio ambiente, casa comum de todos.






O texto foi dividido em seis capítulos que falam sobre as mudanças climáticas, a questão da água, dívida ecológica, raiz da crise ecológica, mudanças nos estilos de vida.

Em um dos trechos da encíclica onde fala-se da deterioração da qualidade de vida humana e degradação social, o Papa afirma que "entre os componentes sociais da mudança global, incluem-se os efeitos laborais dalgumas inovações tecnológicas, a exclusão social, a desigualdade no fornecimento e consumo da energia e doutros serviços, a fragmentação social, o aumento da violência e o aparecimento de novas formas de agressividade social, o narcotráfico e o consumo crescente de drogas entre os mais jovens, a perda de identidade".

Francisco lança "um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta". Segundo o Pontífice, ao contrário da Evangelii Gaudium onde escreveu diretamente aos membros da Igreja, este novo documento é dirigido a cada pessoa do planeta.

Para visualizar íntegra da encíclica em português, acesse o link:
http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

A encíclica em PDF encontra-se no link:
http://w2.vatican.va/content/dam/francesco/pdf/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si_po.pdf

(Atualizado em 22/06/2015, às 9h17)




Compartilhe: