09 março, 2016

Dom Darci Nicioli é nomeado Arcebispo de Diamantina


Foto: Dom Darci Nicioli

O Papa nomeou Arcebispo de Diamantina Dom Darci José Nicioli, C.SS.R., até agora Bispo titular de Fico e Auxiliar da arquidiocese de Aparecida. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 9 de março, no boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.


O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da arquidiocese de Diamantina, apresentada por Dom João Bosco Óliver de Faria, em conformidade com o cân. 401 § 1 do Código de Direito Canônico.

Dom Darci José Nicioli, C.SS.R.


Dom Darci José Nicioli, C.SS.R., nasceu em 1º de maio de 1959 na cidade de Jacutinga, arquidiocese de Pouso Alegre, no estado de Minas Gerais. Emitiu sua profissão religiosa como Membro da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) em 31 de janeiro de 1982 e foi ordenado sacerdote em 8 de março de 1986.


Completou os estudos de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977-1980) e os de Teologia no ITESP - "Instituto Teológico São Paulo" (1982-1985). Também obteve Mestrado em Teologia Dogmática no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma (1986-1988).

No decorrer de seu ministério exerceu os seguintes cargos: Vigário paroquial; Professor de Teologia; Reitor do Seminário de Filosofia; Superior da Comunidade religiosa; Conselheiro provincial; Superior da Casa Geral dos Redentoristas, em Roma; Administrador e Reitor do Santuário Nacional de "Nossa Senhora da Conceição Aparecida"; Vice-Provincial.


Em 14 de novembro de 2012 foi nomeado Bispo titular de Fico e Auxiliar da arquidiocese de Aparecida e recebeu sua ordenação episcopal em 3 de fevereiro de 2013. No âmbito da Conferência Nacional do Bispos do Brasil é atualmente Presidente da Comissão para a Comunicação Social.

Pisar na cabeça da serpente


No último domingo, 6 de março, durante celebração no Santuário Nacional de Aparecida, Dom Darci Nicioli disse, metaforicamente, que devemos pedir "a graça de pisar a cabeça da serpente".

[Pisar na cabeça] "De todas as víboras que insistem e persistem em nossas vidas". Daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente. Vencer o mal pelo bem, por Cristo nosso Senhor", completou o Bispo.

Dom Darci fez referência ao texto bíblico contido no livro de Gênesis (3,15) para alertar sobre os males de nosso tempo e convidar os cristãos, como ele mesmo disse, a "vencer o mal pelo bem". Essas palavras do Bispo foram interpretadas por muitos como uma referência aos últimos acontecimentos políticos do país sobre investigações de corrupção envolvendo o ex-presidente da República.

Boletim originalmente em italiano e traduzido ao português por Davi Corrêa

Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário