25 junho, 2015

Sábado marcará datas históricas para Francisco e Bento XVI



(RV) No próximo sábado (27/06) recorrem duas datas importantes no Vaticano. Os 23 anos de consagração episcopal do Papa Bergoglio e os 38 anos da púrpura cardinalícia de Bento XVI.

De fato, em 20 de maio de 1992, o Papa João Paulo II nomeou Jorge Mario Bergoglio como Bispo Titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho recebeu, na Catedral de Buenos Aires, a ordenação episcopal do Cardeal Antonio Quarracino, que o queria como seu estreito colaborador. Como lema escolhe “Miserando atque elegendo” e no brasão insere o símbolo da Companhia de Jesus “IHS”. Logo após é nomeado Vigário Episcopal da zona Flores e em 21 de dezembro de 1993 torna-se Vigário Geral. Em 3 de junho de 1997 é nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires.


Com a morte do Cardeal Quarracino, o sucede em 28 de fevereiro de 1998 como Arcebispo, Primaz da Argentina, Ordinário para os fieis de rito oriental residentes no país e Grão Chanceler da Universidade Católica. No Consistório de 21 de fevereiro de 2001 foi criado Cardeal  por João Paulo II. Em outubro de 2001 foi nomeado Relator Geral Adjunto da X Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao Ministério Episcopal.

Papa emérito

O Papa Bento XVI, por sua vez, celebra no próximo sábado os 38 anos de sua criação como Cardeal pelo Beato Paulo VI. Joseph Ratzinger  foi nomeado Arcebispo de Munique e Frisinga em 25 de março de 1977 por Paulo VI, recebendo a ordenação episcopal em 28 de maio. Foi o primeiro sacerdote diocesano, após 80 anos, a assumir o governo pastoral da grande arquidiocese bávara. Como lema episcopal escolheu “colaborador da verdade” e um dos motivos, como ele mesmo explicou, é “porque, no mundo de hoje o tema da verdade é quase que totalmente silenciado; aparece, de fato, como algo de muito grande para o homem, não obstante que tudo se fragmenta se falta a verdade”. Paulo VI o criou Cardeal com o título presbiteral de “Santa Maria Consoladora no Tiburtino”, no Consistório de 27 de junho do mesmo ano.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário