02 junho, 2013

Papa Francisco presidiu Adoração Eucarística na Basílica de São Pedro, simultaneamente com todo o mundo


(RV) O Papa Francisco presidiu na tarde deste domingo, na Basílica de São Pedro, a Adoração Eucarística simultânea a nível mundial. O evento, inserido no âmbito do Ano da Fé convocado por Bento XVI em outubro passado, foi realizado no dia em que é festejado Corpus Christi na Itália e em outros países.

Desde as 17 horas, os milhares de fiéis presentes na Basílica estiveram unidos em Adoração, em sintonia com fiéis de todo o mundo presentes em catedrais, igrejas, capelas, casas religiosas.

A adoração durou uma hora, com os momentos de silêncio sendo entremeados por orações e cânticos. Os acordes de uma harpa quebravam de forma harmoniosa o silêncio absoluto reinante no ambiente. O Santíssimo Sacramento ficou exposto para adoração no altar da Confissão. Ao final da cerimônia, o Santo Padre abençoou a Assembléia com o Santíssimo. O canto da ‘Salve Regina’ concluiu a celebração.

O Papa Francisco havia indicado duas intenções para este momento de oração. A primeira: “Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia”. E a segunda: “Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência”.

Este evento histórico quis reunir visivelmente a Igreja em torno da Eucaristia, pela primeira vez de forma simultânea, a nível mundial.

A diferença no fuso horário provocou uma situação curiosa, pois enquanto a Adoração tinha seu início na Itália às 17 horas, no Brasil eram 11:50, em Hanói, no Vietnã 23:00, na Nova Zelândia 3:00 e em New Orleans 10:00.

No Brasil, diversas Dioceses aderiram oficialmente à iniciativa, inscrevendo-se no site do Ano da Fé. Entre elas, as Arquidioceses de Brasília, Fortaleza, Salvador; as Dioceses de Caxias do Sul, Chapecó, Erexim, Irecê, Itabuna, Jales, Jundiaí, Luz, Parintins, Piracicaba, Toledo, Uruaçu, Tefé, Jacarezinho, Neponucemo.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário