24 outubro, 2017

Novena pelas almas do Purgatório composta por Santo Afonso Maria de Ligório




Novembro é o mês dedicado às almas do Purgatório. O Papa Paulo VI, na "Constituição das Indulgências", de 1967, estabeleceu indulgências parciais e plenárias pelas almas do purgatório, e determinou a semana de 1 a 8 de novembro como a semana das almas, em que podemos lucrar indulgências plenárias a elas mediante uma visita ao cemitério para rezar por elas, tendo se confessado, comungado e rezado pelo Papa (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).




Ninguém sabe quanto "tempo" dura o Purgatório para uma alma. Porém, nós, que ainda estamos vivos, podemos ajuda-las pela misericórdia divina. A frequência e a intensidade da nossa oração, seja por uma determinada alma ou por todos os fiéis defuntos, dará à elas a medida do nosso amor.

Confira a seguir a Novena pelas Almas do Purgatório, composta por Santo Afonso Maria de Ligório.

Orações iniciais para todos os dias da novena


Ato de Contrição


Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, Criador e Redentor meu, em quem firmemente creio e espero e a quem amo mais que a mim mesmo, mais do que todas as coisas; pesa-me, Senhor, de todo o meu coração por vos ter ofendido. Por serdes Vós quem sois tão bom, santo, amável e adorável; pesa-me também, porque com meus pecados tenho merecido as cruéis penas do Purgatório, e, quem sabe, se também os tormentos eternos do Inferno. Proponho, ajudado com a vossa graça, nunca mais pecar, fugir de todas as ocasiões de ofender-vos, confessar-me, corrigir e emendar meus erros e perseverar até à morte na vossa amizade. Peço-vos, meu Deus, esta graça, pelo amor que tendes às benditas Almas do Purgatório, pelos méritos de vossa paixão e pelas dores de vossa aflitíssima Mãe. Amém.

Oração inicial


Ó Pai Eterno, amoroso e misericordioso, que impelido pela vossa infinita misericórdia, tanto amastes o Mundo, a ponto de lhe dardes o vosso Filho Unigênito, para que aqueles que n’Ele crerem não pereçam, mas vivam eternamente. Permitireis acaso, ó Senhor, que sofram ainda por muito tempo no Purgatório essas Almas queridas, filhas vossas e esposas de Jesus Cristo, que as comprou com o preço infinito de seu Sangue? Tende piedade dessas aflitas prisioneiras e livrai-as das suas penas e tormentos. Tende também compaixão de minha pobre Alma, livrando-a do abismo do pecado. E se vossa justiça, não satisfeita ainda, exige maior reparação pelas faltas que cometeram, ofereço-vos os atos de virtudes que praticar durante esta novena. Nada, ou muito pouco, valem todos eles, é verdade; mas eu vo-lo ofereço unidos aos merecimentos de Jesus Cristo, às dores de sua Mãe Santíssima e às virtudes heroicas de todas as Almas justas que até hoje têm vivido no Mundo. Compadecei-vos dos vivos e dos defuntos e concedei-nos a todos a graça de cantarmos um dia no Céu os triunfos da vossa misericórdia. Amém.

Meditar o dia da novena e depois fazer as orações finais


Primeiro dia


Consideração: São muitas as penas que sofrem as benditas Almas do Purgatório; mas a maior de todas é o pensamento de que foram elas próprias a causa dos seus sofrimentos pelos pecados que cometeram em vida.

Oração:

Ó Jesus, Salvador meu! Eu, que tantas vezes tenho merecido o Inferno, que pena não experimentaria agora, se me visse condenado, ao pensar que eu próprio fora a causa da minha condenação? Dou-Vos infinitas graças pela paciência que tendes tido em me suportar.
Amo-vos, meu Deus, sobre todas as coisas, porque sois a Bondade Infinita; arrependo-me de todo o meu coração de vos ter ofendido e antes quero morrer, do que tornar a ofender-vos. Concedei-me a graça da perseverança; tende piedade de mim e das benditas Almas que sofrem no ardente fogo do Purgatório.
E Vós, Maria, Mãe de Deus, socorrei-as com as vossas poderosas súplicas. Amém.

5 Pai-Nossos e 5 Ave-Marias pelas Almas que mais sofrem.

Obséquio: Formar a generosa resolução de rezar todos os dias da novena em sufrágio das benditas Almas.

Fazer as orações finais (ver mais abaixo)




Segundo dia


Consideração: A pena que em segundo lugar atormenta excessivamente as benditas Almas é a recordação do tempo que perderam em sua vida, durante o qual teriam podido adquirir maiores méritos para o Céu; e a lembrança de que esta perda é para sempre irreparável, pois que com a vida termina o tempo de merecer.

Oração:

Infeliz de mim, Senhor! Que, por espaço de tanto anos, tenho vivido sobre a Terra, durante os quais só tenho merecido os castigos do Inferno.
Dou-vos infinitas graças por me concederdes ainda tempo para remediar o mal que tenho feito. Arrependo-me, meu Deus, de vos ter ofendido, a Vós que sois infinitamente bom. Auxiliai-me para que, daqui até ao fim da minha vida, empregue todos os momentos unicamente em servir-vos e amar-vos. Tende piedade de mim e dessas Almas benditas que sofrem no Purgatório.
E Vós, Maria, Mãe de Deus, socorrei-as com as vossas poderosas súplicas. Amém.

5 Pai-Nossos e 5 Ave-Marias pelas Almas que mais sofrem.

Obséquio: Assistir pela manhã, e sempre que se possa, ao Santo Sacrifício da Missa, em sufrágio das Almas do Purgatório.

Fazer as orações finais (ver mais abaixo)

Terceiro dia


Consideração: Outra pena das maiores, que afligem as benditas Almas do Purgatório, é a consideração dos pecados que estão expiados. Na vida presente não se conhece bem a fealdade dos pecados, mas compreende-se claramente na outra, e esta é uma das mais vivas dores que sofrem as Almas no Purgatório.

Oração:

Ó meu Deus! Amo-vos sobre todas as coisas porque sois a Bondade Infinita; pesa-me de todo o meu coração de vos ter ofendido; antes quero morrer que tornar a ofender-vos; concedei-me a graça da santa perseverança; tende piedade de mim e das Almas santas que estão ainda a purificar-se naquele fogo abrasador.
E Vós, Maria, Mãe de Deus, socorrei-as com vossas poderosas súplicas, e rogai também por nós, que estamos ainda em perigo de nos condenarmos. Amém.
5 Pai-Nossos e 5 Ave-Marias pelas Almas que mais sofrem.

Obséquio: Pela manhã procuraremos sofrer com paciência os trabalhos que Deus nos enviar e as ofensas do nosso próximo, em sufrágio das benditas Almas.

Fazer as orações finais (ver mais abaixo)

Quarto dia


Consideração: Uma outra pena que muito aflige no Purgatório as Almas, esposas de Jesus Cristo, é o pensamento de que, durante a vida, desgostaram com suas culpas aquele Deus a quem tanto amam. Têm-se visto penitentes morrer de dor, ao meditar que ofenderam um Deus tão bom. Muito melhor que nós, conhecem as Almas do Purgatório quão amável é Deus, e por conseguinte amam-No com todas as forças do seu coração, e, ao meditar que o desgostaram nesta vida, experimentam uma dor superior a qualquer outra.


Oração:

Ó meu Deus! Porque sois a infinita bondade, arrependo-me de todo o meu coração de vos ter ofendido, antes quero morrer do que tornar a ofender-vos. Concedei-me a graça da santa perseverança; tende piedade de mim e daquelas santas Almas que sofrem ainda no fogo do Purgatório e que vos amam de todo o seu coração.
E Vós, Maria, Mãe de Deus, socorrei-as com vossas poderosas súplicas. Amém.

5 Pai-Nossos e 5 Ave-Marias pelas Almas que mais sofrem.

Obséquio: Formemos o propósito de beijar pela manhã três vezes a terra, em sufrágio das benditas Almas, e em satisfação das palavras altivas que dissermos; e, se quisermos humilhar-nos mais, poderemos fazer com a língua uma pequena Cruz no chão.

Fazer as orações finais (ver mais abaixo)




Quinto dia


Consideração: Outra pena que tortura horrivelmente as benditas Almas do Purgatório é o terem de sofrer os ardores de um fogo abrasador sem saber quando terão fim os seus tormentos. É verdade que têm certeza de ver-se um dia livres deles; mas é um tormento gravíssimo para elas a incerteza do tempo em que hão de acabar.

Oração:

Ó Senhor! Que grande desgraça seria a minha, se me tivésseis precipitado no Inferno, nesse lugar de tormentos donde com certeza nunca mais tornaria a sair! Amo-vos sobre todas as coisas, Bondade Infinita, e arrependo-me de vos ter ofendido; antes quero morrer que tornar a ofender-vos.
Concedei-me a graça por intermédio das santas Almas que estão ainda a acabar de purificar-se no fogo do Purgatório.
E Vós, Maria, Mãe de Deus, socorrei-as com vossas poderosas súplicas. Amém.

5 Pai-Nossos e 5 Ave-Marias pelas Almas que mais sofrem.

Obséquio: Não comer nada fora das horas costumadas, ou fazer alguma mortificação corporal em sufrágio das Almas do Purgatório.

Fazer as orações finais (ver mais abaixo)

Sexto dia


Consideração: Quanto maior é a consolação que as benditas Almas do Purgatório sentem, proporcionada pela recordação da Paixão de Jesus Cristo, por cujos méritos se salvaram, e do Santíssimo Sacramento do Altar, que tantas graças lhes dispensou e dispensa ainda, por meio de Missas e comunhões por elas aplicadas, tanto mais as atormenta o pensamento de não terem correspondido durante a vida a estes dois grandes benefícios do amor de Jesus Cristo.

Oração:

Ó meu Senhor Jesus Cristo! Vós morrestes também por mim e tendes vos dado muitas vezes a mim na Sagrada Comunhão; e eu sempre vos tenho correspondido com negra ingratidão; mas agora amo-vos sobre todas as coisas meu sumo Bem. Arrependo-me de todo o coração de vos ter ofendido e prefiro antes a morte que tornar a ofender-vos. Concedei-me a graça da santa perseverança e tende piedade de mim e das Almas que ainda sofrem no Purgatório.
E Vós, Maria, Mãe de Deus, socorrei-as com vossas poderosas súplicas. Amém.

5 Pai-Nossos e 5 Ave-Marias pelas Almas que mais sofrem.

Obséquio: Aplicar em sufrágio das Almas do Purgatório uma indulgência parcial que se pode lucrar por cada vez que se disser devotamente: “Jesus, Maria e José, eu vos dou meu coração e minha alma”.

Fazer as orações finais (ver mais abaixo)

Sétimo dia


Consideração: Aumenta também o sofrimento das benditas Almas do Purgatório a lembrança dos benefícios particulares que receberam de Deus, como o ter nascido em país católico, ter recebido o Batismo e haver Deus esperado que fizessem penitência de seus pecados para conseguirem o perdão dos mesmos; porque todos estes favores lhes fazem conhecer agora melhor a ingratidão com que corresponderam a Deus.

Oração:

Ó meu Deus! Quem tem sido, mais ingrato do que eu? Vós tendes me esperado com tanta paciência, tendes-me tantas vezes e com tanto amor perdoado os meus crimes, e eu, depois de tantas promessas, tenho voltado a ofender-vos novamente. Oh! Não me precipiteis no Inferno. Ó Bondade Infinita! Arrependo-me sinceramente de vos ter ofendido e antes quero morrer, do que tornar a ofender-vos. Concedei-me a graça da santa perseverança e compadecei-vos de mim e das Almas que gemem ainda no fogo do Purgatório.
E Vós, Maria, Mãe de Deus, socorrei-as com vossas poderosas súplicas. Amém.

5 Pai-Nossos e 5 Ave-Marias pelas Almas que mais sofrem.

Obséquio: Dar uma esmola em sufrágio das Almas do Purgatório.

Fazer as orações finais (ver mais abaixo)




Oitavo dia


Consideração: Outra pena que muito tortura as benditas Almas do Purgatório, é o pensamento de que, durante a sua vida, Deus usou para com elas de muitas misericórdias especiais que não dispensou a muitas outras; e a lembrança também de que com os seus pecados O obrigaram muitas vezes a retirar-lhes a sua amizade e a condená-las ao Inferno, posto que depois lhes haja concedido o perdão e a graça da salvação.

Oração:

Senhor, eu sou um desses ingratos que, depois de ter recebido de Vós tantas graças, tenho desprezado o vosso amor e vos obriguei a condenar-me ao Inferno. Mas agora, ó Bondade Infinita, prometo que vos amarei sempre sobre todas as coisas; arrependo-me, de toda a minha Alma, de vos ter ofendido e antes quero morrer, que tornar a ofender-vos. Concedei-me a graça da santa perseverança, e tende piedade de mim e das Almas do Purgatório.
E Vós, Maria, Mãe de Deus, socorrei-as com vossas poderosas súplicas. Amém.

5 Pai-Nossos e 5 Ave-Marias pelas Almas que mais sofrem.

Obséquio: O maior sufrágio que de nós reclama as benditas Almas, e o mais importante para nós e agradável a Deus, é fazermos por elas uma boa confissão, não calando pecado algum, e com verdadeira dor e arrependimento.

Fazer as orações finais (ver mais abaixo)

Nono dia


Consideração: São grandes todas as penas que sofrem as Almas no Purgatório; o fogo, o tédio, a escuridão, a incerteza do tempo em que hão de ver-se livres de todos estes tormentos; mas a maior de todas é o verem-se separadas do seu divino Esposo e privadas dos prazeres da sua companhia.


Oração:

Ó meu Deus! Como tenho eu podido viver tantos anos longe de Vós e privado de vossa graça? Ó Bondade Infinita, amo-vos sobre todas as coisas; arrependo-me, de todo o meu coração, de vos ter ofendido e antes quero morrer do que tornar a ofender-vos. Concedei-me a graça da santa perseverança, e não permitais que torne a cair outra vez no vosso desagrado. Peço-vos que tenhais compaixão das santas Almas do Purgatório, as alivieis nos seus tormentos e abrevieis o tempo do seu desterro, admitindo-as o mais depressa possível à graça de vos amarem para sempre no Céu.
E Vós, Maria, Mãe de Deus, socorrei-as com vossas poderosas súplicas, e rogai também por nós, que estamos ainda em perigo de nos condenarmos. Amém.

5 Pai-Nossos e 5 Ave-Marias pelas Almas que mais sofrem.

Obséquio: Formemos uma firme resolução de oferecer todas as nossas obras satisfatórias em sufrágio das necessitadas Almas do Purgatório.

Fazer as orações finais (ver mais abaixo)




Orações finais da novena pelas almas do Purgatório


Encomendamos agora a Jesus Cristo e a sua Santíssima Mãe todas as Almas do Purgatório e, em especial, as dos nossos parentes, benfeitores, amigos e inimigos e, sobretudo, as daqueles por quem temos obrigação de pedir.
Súplicas a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que, pelas dores de sua Paixão, se compadeça das Almas do Purgatório
Ó dulcíssimo Jesus, pelo suor de sangue que derramastes no Horto de Getsêmani, tende piedade das Almas do Purgatório.
Ó dulcíssimo Jesus, pelas dores de vossa crudelíssima flagelação, tende piedade das Almas do Purgatório.
Ó dulcíssimo Jesus, pelas dores de vossa coroação de espinhos, tende piedade das Almas do Purgatório.
Ó dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes levando a Cruz, tende piedade das Almas do Purgatório.
Ó dulcíssimo Jesus, pela imensa dor que sofrestes ao separar-se vossa Alma do vosso sacratíssimo corpo, tende piedade das Almas do Purgatório.

Encomendemo-nos a todas as Almas do Purgatório, dizendo:


Ó Almas benditas, já que pedimos a Deus por vós, que tão amadas sois do Senhor, e tende a certeza de nunca mais O perder, pedi-lhe por nós também, que estamos ainda em perigo de condenar-nos e perder a Deus para sempre. Amém.

V. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
R. Entre os esplendores da luz perpétua.
V. Descansem em paz.
R. Amém.
V. Senhor, ouvi a minha súplica.
R. E eleve-se até Vós o meu clamor.
Oremos: Ó Deus, Criador e Redentor de todos os homens, concedei às Almas de vossos servos e servas (e, em especial, à Alma de [nome]…) a remissão de todos os seus pecados, a fim de que, por nossas humildes súplicas, obtenham de vossa misericórdia o perdão que sempre desejaram. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Oração às benditas Almas, livres do Purgatório pelos nossos sufrágios

(Para o último dia da novena)

Ó felizes e bem-aventuradas Almas, que tivestes a graça de entrar na pátria celestial! Felicitamo-vos com toda a efusão do nosso coração e em nome de toda a Igreja vos damos mil felicitações. Alegramo-nos convosco; unimos nossa alegria à dos Santos e Bem-aventurados; juntamos nossos louvores aos que vós rendeis ao Criador por tão imenso favor. Sim, Almas ditosas, regozijai-vos. Já não há para vós tristezas nem angústias; acabaram-se já os perigos e as tentações. Agora tendes a paz, a felicidade, a alegria, o gozo, a consolação e o eterno descanso dos bem-aventurados. Que glória pra vós se com os nossos sufrágios antecipamos a vossa eterna felicidade! Triunfai, pois, reinai e gozai do Céu, mas não esqueçais de nós, que ainda combatemos sobre a Terra; olhai-nos com compaixão, porque estamos rodeados de numerosos e terríveis inimigos. Já que sois tão poderosas perante Deus, rogai pelos vossos devotos, para que sejamos fiéis e constantes no serviço de Deus e possamos também louvá-Lo e bendizê-Lo um dia convosco eternamente na glória celeste. Amém.




Compartilhe:

3 comentários:

  1. ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO: Ó DIVINO CORAÇÃO DE JESUS, CONCEDEI, PEÇO-VOS, ÀS ALMAS DO PURGATÓRIO O REPOUSO ETERNO; AOS QUE VÃO MORRER HOJE, A GRAÇA FINAL; AOS PECADORES, A VERDADEIRA PENITÊNCIA, AOS PAGÃOS, A LUZ DA FÉ; A MIM E A TODOS OS MEUS, A VOSSA BENÇÃO. CONFIO-VOS, POIS, Ó CORAÇÃO MISERICORDIOSÍSSIMO DE JESUS, TODAS AS ALMAS, E POR ELAS OFEREÇO-VOS TODOS OS VOSSA MERITOS E OS DA VOSSA BEM AVENTURADA MÃE, DE TODOS OS SANTOS E ANJOS, E TODAS AS MISSAS, AS SANTA COMUNHÕES, AS ORAÇÕES E AS BOAS OBRAS REALIZADAS HOJE EM TODO MUNDO CRISTÃO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, CONSOLAÇÃO DOS QUE SOFREM, ROGAI POR NÓS E PELAS ALMAS ABANDONADAS DO PURGATÓRIO! E EM ESPECIAL PELAS ALMAS DE: PEDRO LIBÓRIO; PEDRO JOSÉ LIBÓRIO; JOSÉ ROBERTO LIBÓRIO (ZÉ) LEONILDA SOTTA LIBÓRIO (NITA); JOSÉ SOTTA; ANTONIO SOTTA (PRÉGO); LAERCIO SOTTA (FÓLE); ANTENOR APARECIDO SOTTA (NOR); MARIA PILAR ROCCA SOTTA; LUCILA DA GLÓRIA SOTTA (LU); ABEL CAETANO ALVES; VITÓRIA TIENI; VILMA TIENI; IVONE TIENI; LEONILDO PASTRELI; LEONIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); VICTORIO D’AGOSTINO; SANTO HÉLIO DE CASTRO; ANTONIO PEREIRA; WAGNER ESTEVES; ANTONIO AUGUSTO COELHO (PORTUGUÊS); WILSON LUIS BERTACHINI (MOIO); AURELIANO BIAGIONI; LUIZ ROSA JUNIOR (LUIZÃO); MARCOS BERTACHINI (MOINHO); JOSÉ AUGUSTO GOMES PIRES; ANTÔNIO CARLOS CIOFFI (BIGORNA); MARCELO LÁZARO PEREIRA; APARECIDA OTRENTE CALDEIRA; VANDERLEI GOMES PIRES; LEÔNIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); LUIZA ENGE NEHREBECKI; RICARDO NEREBECKI E THEREZINHA AQUINO PECORARI (ZINA); AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. Oração pelas almas do purgatório: Ó Divino Coração De Jesus, Concedei, Peço-Vos, Às Almas Do Purgatório O Repouso Eterno; Aos Que Vão Morrer Hoje, A Graça Final; Aos Pecadores, A Verdadeira Penitência, Aos Pagãos, A Luz Da Fé; A Mim e a Todos Os Meus, A Vossa Benção. Confio-Vos, pois, Ó Coração Misericordiosíssimo De Jesus, Todas As Almas, E Por Elas Ofereço-Vos Todos Os Vossos Méritos E Os Da Vossa Bem-Aventurada Mãe, De Todos Os Santos E Anjos, E Todas As MiSSAS, As Santa Comunhões, As Orações E As Boas Obras Realizadas Hoje Em Todo Mundo Cristão. Doce Coração De Maria, Consolação Dos Que Sofrem, Rogai Por Nós E Pelas Almas Abandonadas Do Purgatório! E Em Especial Pelas Almas De Todos Falecidos De Matão-Sp (Terra Da Saudade) Bem Como Pelas Almas De: Pedro Libório; Pedro José Libório; José Roberto Libório (Zé) Leonilda Sotta Libório (Nita); José Sotta; Antonio Sotta (Prégo); Laercio Sotta (Fóle); Antenor Aparecido Sotta (Nor); Maria Pilar Rocca Sotta; Lucila Da Glória Sotta (Lu); Abel Caetano Alves; Vitória Tieni; Vilma Tieni; Ivone Tieni; Leonildo Pastreli; Leonidas Gandini Pereira (Léo); Victorio D’agostino; Santo Hélio De Castro; Antonio Pereira; Wagner Esteves; Antonio Augusto Coelho (Português); Wilson Luis Bertachini (Moio); Aureliano Biagioni; Luiz Rosa Junior (Luizão); Marcos Bertachini (Moinho); José Augusto Gomes Pires; Antônio Carlos Cioffi (Bigorna); Marcelo Lázaro Pereira; Aparecida Otrente Caldeira; Vanderlei Gomes Pires; Luiza Enge Nehrebecki; Ricardo Nerebecki E Therezinha Aquino Pecorari (Zina); Amém.

    ResponderExcluir