26 abril, 2016

Você sabe o que é Liturgia?


Foto: Ordenação diaconal - Diocese de Petrópolis
Ordenação diaconal na Catedral São Pedro de Alcântara
Foto: Pastoral da Comunicação - Diocese de Petrópolis
Se perguntarem a você o que é Liturgia você saberá responder? Talvez em um grupo de dez pessoas os fragmentos das respostas possam ajudar na aproximação da resposta correta, mas pode ocorrer que as réplicas não auxiliem e tenham grande distância do objetivo de explicar o que, de fato, é Liturgia, qual seu significado e sua importância na vida da Igreja.

No seu livro Introdução ao Espírito da Liturgia, o Cardeal Joseph Ratzinger nos explica que Liturgia é “uma forma completamente diferente da antecipação, de exercício preliminar: prelúdio da vida futura, da vida eterna [...] ao contrário da vida presente, aquela que não será feita de necessidades e de obrigatoriedades, mas inteiramente de oferecer e dar” (p. 12). Ou seja, Ratzinger chama a atenção para uma grandeza que contemplamos com nossos olhos e que ainda não está plenamente realizada, mas nos enche de esperança, já que seria uma prévia da vida verdadeira que buscamos diariamente através da profunda intimidade com Deus.




A constituição conciliar sobre a Sagrada Liturgia, Sacrosanctum Concilium (SC), primeiro documento emitido após o fim do Concílio Vaticano II, diz que “pela Liturgia da terra participamos, saboreando-a já, na Liturgia celeste celebrada na cidade santa de Jerusalém, para a qual, como peregrinos nos dirigimos e onde Cristo está sentado à direita de Deus, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo” (n. 8). O documento continua destacando ainda que “por meio dela [a Liturgia] cantamos ao Senhor um hino de glória com toda a milícia do exército celestial, esperamos ter parte e comunhão com os Santos cuja memória veneramos, e aguardamos o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, até Ele aparecer como nossa vida e nós aparecermos com Ele na glória”.

Veja também:

De forma resumida, concluímos que Liturgia é o culto prestado por nós, homens, a Deus em busca de sua presença e da vida eterna. Entretanto, a Liturgia não é instaurada na vinda de Cristo a Terra, pois ela existe desde a antiga aliança. Se olharmos o livro do Êxodo, Levítico, Números (cf. Ex 19, 3-6, Lv 8, 1-36; 9, 1-24, Nm 4, 1-33), veremos que o povo de Israel já possuía diversas ações litúrgicas de culto a Deus. Pois bem, o culto litúrgico foi elevado em Cristo na entrega de sua vida na Cruz e, sendo assim, tornou-se o litúrgo por excelência.

Curta Sim, sou Católico no Facebook


Para realizar tão grande obra, Cristo está sempre presente na sua Igreja, especialmente nas ações litúrgicas. Está presente no sacrifício da Missa, quer na pessoa do ministro – “o que se oferece agora pelo ministério sacerdotal é o mesmo que se ofereceu na Cruz” – quer e, sobretudo sob as espécies eucarísticas. Está presente com o seu dinamismo nos Sacramentos, de modo que, quando alguém batiza, é o próprio Cristo que batiza. Está presente na sua palavra, pois é Ele que fala ao ser lida na Igreja a Sagrada Escritura. Está presente, enfim, quando a Igreja reza e canta, Ele que prometeu: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles” (Mt. 18,20).

Por meio da Liturgia, Deus é perfeitamente glorificado


Em tão grande obra, que permite que Deus seja perfeitamente glorificado e que os homens se santifiquem, Cristo associa sempre a si a Igreja, sua esposa muito amada, a qual invoca o seu Senhor e por meio dele rende culto ao Eterno Pai.



Com razão se considera a Liturgia como o exercício da função sacerdotal de Cristo. Nela, os sinais sensíveis significam e, cada um à sua maneira, realizam a santificação dos homens. Nela, o Corpo Místico de Jesus Cristo - cabeça e membros - presta a Deus o culto público integral.

Portanto, qualquer celebração litúrgica é, por ser obra de Cristo sacerdote e do seu Corpo que é a Igreja, ação sagrada por excelência, cuja eficácia, com o mesmo título e no mesmo grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja.

Na Sagrada Liturgia, sacerdotes e fiéis têm que participar corretamente


Principalmente nos dias atuais, é comum verificar algumas pessoas dizendo que a Missa que o Padre Fulano faz é muito chata, pois não é animada. Sobre a participação dos fiéis, não só nas Missas, mas em todo ato litúrgico, a Igreja explica como deve se proceder. A Sacrosanctum Concilum diz que “para assegurar esta eficácia plena, é necessário, porém, que os fiéis celebrem a Liturgia com retidão de espírito, unam a sua mente às palavras que pronunciam, cooperem com a graça de Deus, não aconteça de a receberem em vão” (n. 11).

Página parceira. Curta no Facebook


A participação correta dos fiéis não exime de responsabilidade os sacerdotes. Ao contrário, eles devem vigiar para que “não só se observem, na ação litúrgica, as leis que regulam a celebração válida e lícita, mas também que os fiéis participem nela consciente, ativa e frutuosamente” (SC, n. 11).

Apenas a Sagrada Liturgia nos basta?


Convém saber que a Liturgia não esgota toda a ação da Igreja. Os homens, antes de poderem participar na Liturgia, precisam, fundamentalmente, ouvir o apelo à fé e à conversão, pois não é possível a participação plena daqueles ainda não creem. São Paulo questiona: “Como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Rom. 10, 14-15). A partir dessa ótica, é possível perceber um dos motivos pelo qual a Igreja anuncia, constantemente, a mensagem da salvação àqueles que ainda não tem fé: “para que todos os homens venham a conhecer o único Deus verdadeiro e o Seu enviado, Jesus Cristo, e se convertam dos seus caminhos pela penitência” (SC, n. 9).

Dado interessante é que de nada adianta participar de atos litúrgicos diversas vezes e rezar em frequência inferior, pois a Sagrada Liturgia, como ressaltado acima, não esgota toda a vida espiritual. O cristão é chamado a rezar em comum, também deve entrar no seu quarto para rezar a sós ao Pai, como ensina o Apóstolo: deve rezar sem cessar. E o mesmo Apóstolo nos ensina a trazer sempre no nosso corpo os sofrimentos da morte de Jesus, para que a sua vida se revele na nossa carne mortal. É essa a razão por que no Sacrifício da Missa pedimos ao Senhor que, tendo aceitado a oblação da vítima espiritual, faça de nós uma oferta eterna a si consagrada.

A Igreja, por meio da Sacrosanctum Concilium, fala ainda dos atos de piedade. “São muito de recomendar os exercícios piedosos do povo cristão, desde que estejam em conformidade com as leis e as normas da Igreja, e especialmente quando se fazem por mandato da Sé Apostólica” (SC, n. 13). Importa, porém, ordenar essas práticas tendo em conta os tempos litúrgicos, de modo que se harmonizem com a Sagrada Liturgia, de certo modo derivem dela, e a ela, que por sua natureza é muito superior, conduzam o povo.

Referências:

IGREJA CATÓLICA. PAPA (1963 – 1978: Paulo VI) Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium: sobre a Sagrada Liturgia. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 1964. Disponível em <http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19631204_sacrosanctum-concilium_po.html>. Acesso: 22 abr. 2016.

RATZINGER, Joseph. Introdução ao Espírito da Liturgia. Loyola Edições, 2014.




Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário