09 março, 2016

Frei Moser, teólogo brasileiro que participou do Sínodo para as Famílias, é assassinado no Rio de Janeiro


Foto: Frei Moser
Frei Antônio Moser, OFM - Foto: site oficial (http://www.antoniomoser.com/site)
Na manhã desta quarta-feira, 9 de março, uma notícia triste surpreendeu a  Província da Imaculada Conceição do Brasil, a Editora Vozes e a Diocese de Petrópolis: Frei Antônio Moser, OFM, foi morto a tiros após ser abordado por assaltantes na Rodovia Washington Luiz, na altura de Duque de Caxias (RJ). Mesmo ferido, o religioso, de 75 anos, ainda conseguiu dirigir o carro até o acostamento, mas quando as viaturas de socorro chegaram ao local o religioso já havia falecido.



Frei Moser era diretor-presidente da Editora Vozes e pároco da Paróquia Santa Clara, em Petrópolis, e diretor Centro Educacional Terra Santa, na mesma cidade. O franciscano seguia para São Paulo para a gravação do programa “Em Pauta” para a Canção Nova quando ocorreu a fatalidade.

O provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Fidêncio Vanboemmel, em nota, pediu orações e lamentou a morte trágica de Frei Moser.

“A dura realidade que povoa com frequência os nossos noticiários bate à nossa porta. Com susto e tristeza recebemos a notícia da partida repentina de um irmão, vítima da violência que infelizmente tem se tornado cada vez mais comum”, declarou Frei Fidêncio.


A Diocese de Petrópolis, por meio de nota oficial, também divulgou nota de pesar pela morte de Frei Antônio Moser e destacou algumas das atividades do religioso.

“Frei Antônio Moser nos últimos anos, como pároco da Paróquia Santa Clara e diretor-presidente da Editora Vozes, foi um grande colaborador da Diocese, apoiando e contribuindo com a Pastoral da Educação”.

No sábado, 7 de março, Frei Moser participou da abertura das ativadas da Escola Diocesana Bíblico-Catequética no Centro Educacional Terra Santa. Muitas pessoas que estavam presentes naquela aula inaugural ao receberam a noticia do falecimento do religioso disseram não acreditar no ocorrido.

Em Petrópolis, as bandeiras do Palácio Sérgio Fadel, sede da prefeitura da cidade, estão a meio mastro por determinação do prefeito, que declarou luto oficial de três dias.

Frei Antônio Moser, OFM


Frei Moser, que se doutorou em Teologia, com especialização em Moral, na Academia Alfonsianum – Roma, além de diretor da Vozes, era professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ); pároco da Paróquia de Santa Clara de Petrópolis; diretor do Centro Educacional Terra Santa, além de conferencista no Brasil e no exterior.

Era assessor especial para questões de Moral e Bioética na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e recentemente foi assessor especial no Sínodo dos Bispos sobre a Família, além de desenvolver diversos trabalhos.

Tem livros traduzidos para outras línguas, dentre os quais: Teologia Moral impasses e alternativas; O enigma da esfinge, a sexualidade; Biotecnologia e Bioética: para onde vamos?; Ecologia: desafios éticos.

Durante nove anos, o frade franciscano participou do programa semanal “Em pauta” na Canção Nova.

Recomendado para você
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário