09 maio, 2013

“Superação da Intolerância Religiosa” é tema da SOUC


Entre os dias 12 e 19 de maio, será realizada a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos (SOUC). Para este ano, o tema proposto será “o que Deus exige de nós?”, inspirado em Miquéias 6, 6-8.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um evento ecumênico anual que congrega o maior número de cristãos em todas as partes do mundo. A cada ano, um grupo ecumênico é convidado a elaborar o material da SOUC com uma introdução teológica e roteiros para celebrações e orações em comum. Neste ano o material foi preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia.

No Brasil, quem coordena as iniciativas da Semana de Oração é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Esse órgão produziu todo o material que será utilizado por igrejas e movimentos ecumênicos durante a SOUC.

No processo de preparação, enquanto se refletia sobre o significado da Semana, ficou decidido que, num contexto de injustiça em relação aos dalits na Índia e na Igreja, a busca pela unidade visível não poderia estar dissociada do desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade dos mais pobres.

Os dias da Semana de Oração estão assim elencados:

1º Dia: Caminhando nas conversas (mística do diálogo);
2º Dia: Caminhando com o corpo ferido de Cristo;
3º Dia: Caminhando para a liberdade;
4º Dia: Caminhando como filhos da terra;
5º Dia: Caminhando como amigos de Jesus;
6º Dia: Caminhando além das barreiras;
7º Dia: Caminhando em solidariedade;
8º Dia: Caminhando em celebração.

Os interessados em adquirir o caderno de oração da SOUC devem entrar no site do CONIC para obter informações.

Neste ano as ofertas destinadas ao CONIC Nacional serão utilizadas na continuidade da conscientização temática “Superação da Intolerância Religiosa”, tema que vem sendo trabalhado pelos regionais do CONIC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário