09 maio, 2013

Francisco pronuncia catequese sobre Espírito Santo


Durante a audiência geral da última quarta-feira, 08, Papa Francisco declarou que o “Espírito Santo nos ensina a olhar com os olhos de Cristo”. Na catequese o Papa falou sobre o Espírito consolador, e suas palavras deram sequência à série proposta para o Ano da Fé. Pouco antes do início, ele depositou flores aos pés de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, cuja festa litúrgica foi celebrada no mesmo dia.

“O Espírito Santo, de fato, é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o grande dom do Cristo ressuscitado que abre as nossas mentes e nossos corações à fé em Jesus como Filho enviado pelo Pai, que nos leva à amizade, à comunhão com Deus”, explicou o Pontífice, logo após questionar “quem é o Espírito Santo?”

Segundo o Santo Padre, o homem, durante sua caminhada, busca uma vida “plena e bela, justa e boa”. Porém, ao atravessar os desertos presentes na estrada, necessita saciar toda sua sede. “Jesus nos dá essa água viva: o Espírito Santo que procede do Pai e que Jesus derrama em nossos corações”, afirmou.

Enquanto falava, Francisco levou os fiéis a refletirem, perguntando “por que esta água pode saciar plenamente a nossa sede?”. Neste sentido, acrescentou que o “Espírito Santo é a fonte inesgotável da vida de Deus em nós”.

Considerando o Paráclito como um presente deixado por Cristo, Francisco destacou que o Espírito Santo “nos purifica, nos ilumina, nos renova, nos transforma para que nos tornemos participantes da própria vida de Deus”. Por isso, o cristão deve se deixar renovar pela água que “sacia, lava, torna fecunda a terra”. Ao fim da catequese, Papa Francisco convidou os fiéis a se deixarem guiar pelo Espírito Santo de Deus. “Sintamos o Espírito Santo, escutemos o Espírito Santo e vamos em frente pelo caminho do amor, da misericórdia e perdão”, concluiu.

Clique aqui para conferir do texto da catequese do Papa.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário