13 dezembro, 2019

15 frases do Papa Francisco sobre o presépio


- Presépio. Foto: Davi Corrêa (direitos reservados) -

No dia 1º de dezembro, Papa Francisco assinou a carta apostólica Admirabile signum, que fala sobre o significado e o valor do presépio no Natal.

Conforme afirma o Francisco na carta, "o Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura", ou seja: "Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrir que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele".








Em sua carta apostólica, Papa Francisco quer "apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças".

Para ajudar você a compreender a importância desse símbolo, selecionamos algumas frases do Papa Francisco extraídas da Admirabile signum. Confira abaixo.

Frases do Papa Francisco sobre o presépio


1. "Representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus" (AS, n. 1).

2. "Por que motivo suscita o Presépio tanto enlevo e nos comove? Antes de mais nada, porque manifesta a ternura de Deus" (AS, n. 3).

3. "Armar o Presépio em nossas casas ajuda-nos a reviver a história sucedida em Belém" (AS, n. 3).

4. "Uma grande emoção se deveria apoderar de nós, ao colocarmos no Presépio as montanhas, os riachos, as ovelhas e os pastores! Pois assim lembramos, como preanunciaram os profetas, que toda a criação participa na festa da vinda do Messias" (AS, n. 5).








5. "No Presépio, os pobres e os simples lembram-nos que Deus Se faz homem para aqueles que mais sentem a necessidade do seu amor e pedem a sua proximidade" (AS, n. 6).

6. "Do Presépio surge, clara, a mensagem de que não podemos deixar-nos iludir pela riqueza e por tantas propostas efémeras de felicidade" (AS, n. 6).

7. "Nascendo no Presépio, o próprio Deus dá início à única verdadeira revolução que dá esperança e dignidade aos deserdados, aos marginalizados: a revolução do amor, a revolução da ternura" (AS, n. 6).

8. "O coração do Presépio começa a palpitar, quando colocamos lá, no Natal, a figura do Menino Jesus" (AS, n. 8).

9. "Parece impossível, mas é assim: em Jesus, Deus foi criança e, nesta condição, quis revelar a grandeza do seu amor, que se manifesta num sorriso e nas suas mãos estendidas para quem quer que seja" (AS, n. 8).

10. "Quando vemos brilhar os olhos dos jovens esposos diante do seu filho recém-nascido, compreendemos os sentimentos de Maria e José que, olhando o Menino Jesus, entreviam a presença de Deus na sua vida" (AS, n. 8).

11. "O Presépio faz-nos ver, faz-nos tocar este acontecimento único e extraordinário que mudou o curso da história e a partir do qual também se contam os anos, antes e depois do nascimento de Cristo" (AS, n. 8).

12. "[...] o Presépio, ao mesmo tempo que nos mostra Deus tal como entrou no mundo, desafia-nos a imaginar a nossa vida inserida na de Deus; convida a tornar-nos seus discípulos, se quisermos alcançar o sentido último da vida" (AS, n. 8).

13. "Não é importante a forma como se arma o Presépio; pode ser sempre igual ou modificá-la cada ano. O que conta, é que fale à nossa vida" (AS, n. 10).

14. "[...] o Presépio narra o amor de Deus, o Deus que Se fez menino para nos dizer quão próximo está de cada ser humano, independentemente da condição em que este se encontre" (AS, n. 10).

15. "[...] o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé" o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé" (AS, n. 10).

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário