17 julho, 2018

Google homenageia padre católico que formulou a Teoria do Big Bang


- Foto de Mons. Georges Lemaître e desenho da homenagem feita pelo Google -

O Google, o maior mecanismo de busca do mundo, tem um recurso contínuo em que o logotipo e a página inicial são atualizados para exibir ou comemorar "feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas". Eles são conhecidos como Google Doodles.

Para esta terça-feira, 17 de julho, o doodle do Google apresenta o Monsenhor Georges Lemaître, o padre e matemático belga que formulou a teoria do Big Bang, em comemoração do que teria sido seu aniversário de 124 anos.




Lemaître desenvolveu a teoria do Big Bang e descreveu o começo do universo como uma explosão de fogos de artifício, comparando as galáxias às brasas se espalhando em uma esfera crescente do centro da explosão. Ele acreditava que esta explosão de fogos de artifício foi o começo do tempo, ocorrendo em "um dia sem ontem".

Sobre o Monsenhor Lemaître, o Google escreveu


A maioria das pessoas já ouviu falar da teoria do Big Bang, mas poucos reconhecem o nome Georges Lemaître, o homem que surgiu com a hipótese que transformou nossa compreensão da astrofísica. Nascido neste dia em 1894, Lemaîtrefoi um padre católico belga que propôs que o universo começasse como um único átomo primordial, a que ele se referia como o "Ovo Cósmico". Embora sua tese fosse baseada em cálculos derivados da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, este último inicialmente desconsiderou o trabalho de Lemaître, com a seguinte obervação: "Seus cálculos estão corretos, mas sua física é atroz." Dois anos depois, Einstein mudou de ideia.

Veja também:


O artigo de Lemaître de 1927 teorizando que o universo estava se expandindo foi logo substanciado pelas observações de Edwin Hubble, publicadas em 1929. Tendo estudado  física em Cambridge, Harvard e MIT, Lemaître estimou com precisão o valor numérico que os astrônomos viriam a chamar de constante de Hubble: unidade de medida que descreve a taxa de expansão do universo. Comparado aos pequenos leitores científicos de Lemaître na Bélgica, o trabalho de Hubble recebeu uma circulação muito mais ampla. Como resultado, o nome de Hubble é mais frequentemente associado ao Big Bang, que deu origem a um novo ramo da ciência conhecido como cosmologia relativista.

- Imagem da homenagem do Google Doodles -

Em 1934, Lemaître recebeu o prestigiado prêmio Francqui, o mais alto título científico da Bélgica - um de seus nominadores era Einstein. Vários outros prêmios científicos internacionais honraram o legado de Lemaître, e uma cratera na lua recebeu seu nome em 1970.

O desenho animado de hoje publicado no Google Doodles retrata Lemaître dentro do universo em constante expansão que ele imaginou, cercado por galáxias expandindo-se para fora exatamente como ele disse que faria.

Texto: uCatholic e Google
Tradução: Sim, sou Católico



Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário