29 outubro, 2019

O que fazer quando o Bispo levanta o Evangeliário e traça o sinal da cruz?


- Papa abençoa o povo com o Evangeliário. Imagem: Vatican News/captura de tela no YouTube -

É comum ver em alguns lugares o povo aplaudir no momento em que o bispo "apresenta" o Evangeliário após a proclamação do Evangelho. No entanto, também é possível perceber que outros se persignam com o sinal da cruz. Logo a pergunta é inevitável: o que fazer?



De antemão, é bom dizer: pode ler até o final, pois a resposta não será longa!

Para resposta, vamos utilizar a rubrica 175 a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) que fala sobre a Liturgia da Palavra. Uma dica aos leitores: leiam as rubricas 175, 176 e 177 para conhecer um pouquinho - elas não são longas.

A IGMR vai dizer que "nas celebrações mais solenes o Bispo, se for oportuno, dá a bênção ao povo com o Evangeliário". E eis aqui a chave: bênção.

Quando se recebe a bênção, você se persigna com o sinal da cruz, mas não aplaude. Logo, como o gesto praticado pelo Bispo é o de abençoar, não aplauda: receba a bênção. Na imagem que ilustra o nosso post você vê o Papa Francisco abençoando com o Evangeliário na Missa de canonização de Santa Dulce dos Pobres enquanto os dois cerimoniários fazem o sinal da cruz sobre si mesmos.




Compartilhe:

2 comentários:

  1. Isso também ocorre quando for um presbítero o
    presidente da celebração? O texto menciona
    apenas bispo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alley, os livros litúrgicos só dizem que só o bispo dá a bênção com o Evangeliário. Aos presbíteros e diáconos fala apenas que esses levam o livro ao bispo após a proclamação do Evangelho.

      Excluir