19 julho, 2018

Bispo de Franca se pronuncia sobre caso da teca intacta em incêndio


- Teca e objetos intactos após incêndio. Foto: Facebook/Diocese de Franca -

Por meio do seu Bispo diocesano, Dom Paulo Roberto Beloto, a Diocese de Franca se pronunciou sobre o incêndio no veículo de uma ministra extraordinária da Sagrada Comunhão da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Franca (SP). O fato ocorreu no dia 8 de julho e acabou viralizando pelo fato da teca, um terço e uma oração não terem sido consumidos pelas chamas.

Para Dom Paulo, o ocorrido é um fato que impressiona e devemos respeitar também estas situações particulares. "Não podemos negar que Deus possa nos comunicar algo através dos fatos da vida. Mas são experiências particulares, que respeitamos".




O Bispo ressaltou também que "não podemos medir a nossa fé, experiência de Deus e de Igreja, por fatos assim". Ainda, segundo o Dom Paulo, "o que Deus tem para nos comunicar de mais concreto, sobre sua verdade e sua vontade, está presente nas Sagradas Escrituras, na Revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo e no Magistério da Igreja. Esta é a nossa segurança e o caminho que devemos seguir".

Entenda este caso que se tornou viral


O incêndio aconteceu na manhã do domingo, 8 de julho, quando Maria Emília da Silveira Castaldi, de 76 anos, quando a ministra extraordinária da Sagrada Comunhão e proprietária do veículo, estava saindo para ir à Missa. Na sequência, ela levaria a Eucaristia para enfermos da paróquia. Os objetos estavam sobre o banco do passageiro, em cima de um jaleco e outros materiais litúrgicos como o sanguíneo, o corporal e o livro de liturgia diária. A teca estava vazia.

"Dei partida e na primeira falhou, dei a segunda partida e o carro ligou e começou a sair fumaça em cima do capô. Logo a garagem começou a ficar toda enfumaçada", explica Emília sobre o início do fogo.

Veja também


O carro estava na garagem e precisou ser empurrado às pressas para rua. Um vizinho e um rapaz que passavam pelo local ajudaram e acionaram o Corpo de Bombeiros. "Foi tudo muito rápido, não durou mais que 15 minutos. Antes dos bombeiros chegarem eu quis abrir a porta do passageiro, mas me falaram que fogo podia pular. Fiquei muito angustiada em perder meu material".




Enquanto o fogo avançava, Emília disse que ficou em oração, pedindo a todo o momento que as chamas não chegassem ao tanque de combustível. Quanto aos materiais, estava ciente que não haveria salvação. Logo os bombeiros controlaram o fogo e autorizaram a proprietária a abrir o carro. Sem imaginar, ela, os parentes e vizinhos que acompanhavam a ocorrência se surpreenderam. "Abri a porta e quando vi estava os três objetos intactos. A oração "Oferecimento do Dia" (com pedido aos sacerdotes, ao Santo Papa e a Igreja), além de não queimar, também não molhou. Já o carro ficou preto, todos os plásticos derreteram; dos bancos ficaram somente os ferros".

Ao presenciar aquela cena, a reação da ministra foi chorar. "Foi muito emocionante. Para mim foi uma graça muito grande. Não tem explicação porque resistiram (os objetos). Os materiais não têm marca de queimado e nem cheiro".

Segundo Emília, até mesmo os policiais militares, que atenderam a ocorrência ficaram admirados com o fato. "Um deles ficou bastante comovido ao ver que a teca, o terço e a oração não pegaram fogo".

Para ela, o fato do carro não explodir e o material não ter incendiado são um sinal para a humanidade. "Tenho certeza que a graça de Deus estava junto comigo. Se não estivesse teria acontecido o pior".

Com informações de Pascom Diocese de Franca



Compartilhe:

1 comentários:

  1. Eu me comoví com esse fato e não tenho dúvidas que é mais uma das manifestações de Deus...pois Ele vive e reina no meio de nós !

    ResponderExcluir