25 abril, 2018

Papa Francisco nomeia Dom Airton José para Arquidiocese de Mariana


- Dom Airton José. Foto: Facebook/Arquidiocese de Campinas -

O Papa Francisco nomeou um novo Bispo para a Arquidiocese de Mariana (MG) após aceitar a renúncia de Dom Geraldo Lyrio Rocha por motivos de idade. Assumirá, como novo Arcebispo, Dom Airton José dos Santos.




Dom Airton José era o Arcebispo de Campinas (SP), que foi notícias nas redes sociais após ser divulgado um vídeo no qual, durante a Missa de posse do novo pároco da Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, que pertence à Forania de São Francisco de Assis, um grupo de leigos fez cobranças públicas ao Arcebispo, Dom Airton José, dirigindo a ele palavras ásperas com a tentativa de ridiculariza-lo diante de toda a assembleia.

Veja também:


Sobre o ocorrido, a Arquidiocese de Campinas divulgou nota repudiando "a forma e o conteúdo das palavras inadequadas ao momento" e à pessoa de Dom Airton José.

Breve biografia de Dom Airton José dos Santos


Nascido na cidade de Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, no dia 25 de junho de 1956, Dom Airton foi ordenado sacerdote em dezembro de 1985, por Dom Cláudio Hummes, então Bispo da Diocese de Santo André.




Em sua trajetória atuou como diretor e formador na Casa de Formação dos Seminaristas da Filosofia do Seminário Diocesano de Santo André; coordenador diocesano da Pastoral Vocacional; coordenador diocesano da Pastoral Familiar; membro do Conselho de Presbíteros; e membro do Colégio de Consultores. Depois de 2 anos em Roma, onde obteve o Título de Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, foi nomeado chanceler do bispado e ecônomo da diocese.

Dom Airton também foi secretário do conselho episcopal do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e atualmente é presidente do mesmo Regional. Foi também membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.

Recomendado para você
Compartilhe:

1 comentários:

  1. Que Deus abençoe nessa nova jornada de seu novo episcopado nesta cidade do estado de minas gerais.

    ResponderExcluir